Fapesb destina R$ 2 milhões para pesquisa em saúde em São Francisco do Conde

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Apoiar projetos de pesquisa de natureza científica, tecnológica ou de inovação capazes de contribuir para a resolução de problemas de saúde da população, predominante negra, do município de São Francisco do Conde. Com esse objetivo, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) publicou edital destinando recursos no valor de R$2,05 milhões.

A parceria firmada entre a Fapesb, o Governo do Estado e a prefeitura vai apoiar pesquisas para auxiliar no enfrentamento dos desafios que acometem a população local, dentro de uma concepção de gestão pública centrada nas políticas afirmativas. Serão aceitos projetos envolvendo determinantes sociais de saúde, incluindo a ambiental, especialmente no que se refere aos problemas que acometem a população negra – 95% do município.

“Este é um projeto inédito e inovador porque o município é o primeiro, no estado, a fazer um investimento desse porte em pesquisa, com o objetivo de dispor de subsídios para construir uma política pública na área da saúde”, afirmou a secretária da Saúde de São Francisco do Conde, Marília Fontoura, acrescentando que, por meio da pesquisa, será possível conhecer melhor os problemas de saúde que afligem a população negra do município.

A idéia inovadora vem agradando a diversos segmentos da sociedade. O professor Maurício Barreto, pesquisador da área de epidemiologia e único nordestino a compor a Academia Brasileira de Ciências, por exemplo, disse que a iniciativa deve ser aplaudida pela “comunidade cientifica”. “O fato de uma prefeitura destinar uma quantidade substancial de recursos em busca do conhecimento dos seus problemas, utilizando um sistema de concorrência publica dentro da comunidade cientifica, em lugar das clássicas consultorias, deve ser comemorado como um forma exemplar da construção do conhecimento, com grande possibilidade de contribuir com soluções originais para o repensar do Sistema de Saúde a nível local”, acentuou Barreto.

Para o professor da Universidade Federal da Bahia, Antônio Alberto Lopes, “o tema é da maior importância para a região. Gostaria muito de ajudar a agregar vários de nós em um projeto multidisciplinar. A necessidade é urgente de conhecer melhor a dimensão do problema de saúde que afeta predominante esta população e a da Bahia de modo geral, que é altamente miscigenada, com traço marcante da ancestralidade africana”.

Na sua avaliação “é preciso resultados de pesquisa que ajudem a orientar estratégias de prevenção e controle destas doenças altamente prevalentes e devastadoras na população como a hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, acidente vascular encefálico, diabetes mellitus, anemia falciforme e doença renal crônica”.

Os pesquisadores devem estar vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa, sediadas na Bahia. A apresentação das propostas deve ser regida pelas instruções especiais, constantes no edital, em consonância com as orientações do Manual do Pesquisador Outorgado da Fapesb, disponível no endereço – www.fapesb.ba.gov.br.

O texto do Edital 026/2009 – Pró-Saúde São Francisco do Conde está disponível, na íntegra, portalwww.fapesb.ba.gov.br/apoio/politica-publica/editais_tematicos/gestão-saude/edital_0262009.

A Secretaria Municipal da Saúde vai disponibilizar, no site do município, Relatórios de Gestão 2009, além de uma análise da situação da saúde em São Francisco do Conde, informações que poderão contribuir para subsidiar os pesquisadores interessados em apresentar projetos.

Os pesquisadores também poderão contar com a colaboração dos servidores da secretaria e de outros órgãos da administração municipal para obter os dados e informações necessárias à construção dos projetos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]