Experiência do cinema muda a vida de alunos do Recôncavo

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

A edição desta semana do programa de rádio Fala Educação, traz uma reportagem especial de Alexandre Santana sobre como a experiência de exibições de cinema ajuda a transformar a vida de alunos do Recôncavo Baiano.  Na mesma edição, informações sobre o mutirão oftalmológico desenvolvido em parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde para resolver problemas de baixa visão dos alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Também é possível conferir a matéria sobre a finalíssima da segunda edição do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e a prorrogação das inscrições do Topa para o dia 31 de outubro.

“Vou pensar como foi o filme, desenhar, escrever, escrever em um papel quando chegar em casa, para quando a tia mandar fazer o trabalho”, diz, entusiasmada, a pequena Natiele do Amor Divino. A menina de apenas 8 anos de idade deixa escapar que a proximidade com a ficção fortalece e amplia o conhecimento. Em apenas três dias mais de 1.600 alunos do ensino fundamental já assistiram a filmes infantis em salas de projeção montadas em colégios do território do recôncavo baiano.

O projeto “A Escola Vai ao Cinema” é realizado pela Diretoria Regional da Educação IV (Direc), de Santo Antônio de Jesus, em nove escolas de ensino fundamental da região. A coordenadora de Ensino Básico, Ely bitencourt, acredita que os filmes infantis incentivam a criatividade e estimulam o interesse das crianças e adolescentes pela linguagem cinematográfica. “Através da ludicidade, [podemos] oportunizar ao aluno o contato com outras leituras”, enfatiza. As projeções realizadas em escolas públicas da região contribuem para despertar o interesse dos estudantes pela leitura e o prazer pela escrita, além de estimular a linguagem por meio de contos populares.

Festival estudantil – Da cidade de Seabra, território da chapada Diamantina veio a música vencedora da segunda edição do Festival de Canção Estudantil (Face). A final na Conha Acústica, em Salvador, reuniu mais de 5 mil pessoas na última sexta-feira. De autoria de Sivaldo dos Santos, “Cultura Ameaçada” faturou o prêmio com um exemplo de superação. O estudante estava havia 21 anos fora da sala de aula e ao retomar os estudos disse que “hoje, a sensação é de vitória” com a conquista e a volta ao ensino. Também foram premiados os melhores interprétes nas categorias feminino, com Rafaela Melo, e masculino, com Jeferson Benevides.

Topa – O mutirão oftalmológico oferece atendimento gratuito aos alunos do Topa em Mortugaba, distante 743 quilômetros de Salvador. No território de Vitória da Conquista, a cidade recebe o mutirão no Centro Comunitário até o dia 2 de novembro, das 7 horas da manhã às 4 horas da tarde. Os beneficiários devem apresentar o número do cadastro no Sistema Brasil Alfabetizado, um documento de identificação ou a carteira nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais informações no telefone (71) 3115-1355. O projeto ainda vai chegar a outros 22 municípios. Para quem ainda não está matriculado, o Topa prorrogou as inscrições até 31 de Outubro. A meta do programa é alfabetizar um milhão de baianos até o final do ano que vem.

O programa produzido em parceria entre a Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom) e Secretaria da Educação é disponibilizado para livre utilização das emissoras de rádio, jornais, sites, blogs e outros meios de comunicação que tenham interesse no tema. Toda terça-feira, à noite, é postada uma nova edição na página http://www.comunicacao.ba.gov.br/radio e no site http://www.sec.ba.gov.br podendo ser reproduzida.

*Com informações de Edmundo Carvalho Santana Filho

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120796 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.