Deputado Emiliano José denuncia terrorismo imobiliário em Salvador

Deputado Emiliano José denuncia terrorismo imobiliário em Salvador.Deputado Emiliano José denuncia terrorismo imobiliário em Salvador.
Deputado Emiliano José denuncia terrorismo imobiliário em Salvador.

Deputado Emiliano José denuncia terrorismo imobiliário em Salvador.

Emiliano denuncia terrorismo imobiliário em Salvador 

O deputado Emiliano José (PT-BA) criticou na Câmara Federal (29/09/2009) a iniciativa da Prefeitura de Salvador de permitir a construção de suntuosos investimentos imobiliários na península de Itapagipe, orla da Bahia de Todos os Santos. O parlamentar lembrou que a Prefeitura tinha decretado recentemente como de utilidade pública, para fins de desapropriação, uma área de 324 mil metros quadrados, incluindo bens tombados pelo patrimônio histórico, prédios, residências, lojas de varejo, além de antigas fábricas e casarões seculares. “Já denunciei isso, e volto a fazê-lo, em defesa do povo da Cidade da Bahia. A Prefeitura tenta instalar clima de terror entre os moradores, criando desespero nas pessoas para favorecer grandes grupos empresariais”, afirmou.

Deputado defende a UFBA na Câmara Federal

“A Universidade Federal da Bahia (UFBA), nos últimos anos, experimentou uma mudança de grandes proporções, na esteira das mudanças promovidas pelo Governo Lula na educação”, afirmou o deputado Emiliano José (PT-BA) na Câmara Federal, dia 22/9. Segundo ele, tais mudanças vão além do ritmo nacional, e foram impulsionadas por um pensamento inovador e revolucionário do reitor Naomar de Almeida Filho. “Primeiro, revelo alguns números para evidenciar essas mudanças de um ponto de vista quantitativo. Na graduação, em 2001, matriculavam-se 19 mil alunos em 56 cursos. Em 2009, e não há engano nesses números, são 30 mil matrículas em 104 cursos. Uma extraordinária expansão, um passo significativo na democratização da universidade, objetivo pelo qual sempre lutamos e continuamos a lutar”, ressaltou.

Instalada Frente Parlamentar em defesa do diploma de jornalista 

Em um ato unânime contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de extinguir a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, foi instalada, dia 23, na Câmara dos Deputados, uma Frente Parlamentar em defesa da exigência do diploma para o registro profissional. Em discurso na Câmara Federal, no mesmo dia, o jornalista e deputado Emiliano José (PT-BA) disse que o STF decidiu “jogar na cesta do lixo” o diploma de mais de 80 mil profissionais de todo o País e condenar milhares de estudantes à indigência. “O STF revelou uma ignorância profunda em torno da profissão de jornalista. Confundiu o exercício da profissão com a liberdade de expressão, numa barafunda impressionante”, criticou.

Homenagem ao capitão Carlos Lamarca 

A trajetória de luta contra a ditadura militar do capitão Carlos Lamarca e seus companheiros de batalha foi lembrada por Emiliano José (PT-BA) em discurso na Câmara Federal, dia 23. O deputado destacou que, no dia 19 deste mês, na praça central de Brotas de Macaúbas, o prefeito do município, Litercílio Júnior (PT), sancionou lei aprovada pela Câmara Municipal decretando o dia 17 de setembro como feriado municipal. “O capitão Carlos Lamarca tem reconhecida sua importância em nossa história, ao lado dos irmãos Zequinha e Otoniel Barreto. Nunca nos esqueceremos dos que lutaram contra a ditadura. Da ditadura, nos lembramos com indignação, com nojo”, ressaltou. Leia mais

IFBA comemora 100 anos da Rede Federal de Educação

Emiliano José (PT-BA) participou, dia 28, da cerimônia oficial em comemoração aos 100 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, promovida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no Teatro Castro Alves (TCA). A programação contou com exposição fotográfica, homenagens e foi encerrada com a apresentação do grupo Orkestra Rumpilezz, comandada pelo músico Letieres Leite, que mistura jazz com ritmos africanos.

Revista Muito entrevista ex-presos da Galeria F

O jornalista Ronaldo Jacobina e o fotógrafo Thiago Teixeira, da Revista Muito (Grupo A Tarde), fizeram uma visita à Galeria F da Penitenciária Lemos de Brito na companhia dos ex-presos políticos Emiliano José, José Carlos Zanetti, Paulo Pontes e Carlos Sarno. A reportagem foi publicada na edição nº 73 da revista, de 23 de agosto de 2009.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]