Discurso do presidente Lula durante visita a obras de revitalização do rio São Francisco, em Barra, na Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff a bordo de navio da Marinha do Brasil, no rio São Francisco, em 14 de outubro de 2009.
Presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff a bordo de navio da Marinha do Brasil, no rio São Francisco, em 14 de outubro de 2009.
Presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff a bordo de navio da Marinha do Brasil, no rio São Francisco, em 14 de outubro de 2009.
Presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff a bordo de navio da Marinha do Brasil, no rio São Francisco, em 14 de outubro de 2009.

Primeiro, deixe-me dizer uma coisa para vocês. Eu tenho, na verdade, cinco minutos porque tem o avião que eu tenho que pegar em Xique-Xique e ainda vou para Pernambuco hoje, vamos dormir no lote de uma obra dessa daqui. E eu queria dizer que eu estou aqui com o nosso governador, o nosso querido companheiro Jaques Wagner, está aqui a ministra Dilma Rousseff, está aqui o ministro Geddel, está aqui o ex-ministro Ciro Gomes, que é um dos autores deste projeto, está aqui o nosso prefeito de Barra, está o nosso ministro das Cidades, o Marcio Fortes, o ministro Franklin Martins, o nosso general de Exército, general Enzo.

Eu vou dar apenas uma pequena palavrinha para vocês, gente. Primeiro, eu queria agradecer o carinho com que vocês estão nos tratando. Em segundo lugar, dizer para vocês que essas obras de revitalização do rio São Francisco são uma obra que estão sendo pensadas há mais de 200 anos e que nós, agora, resolvemos recuperar o Velho Chico.

Fazer uma plantação em todas as margens do rio, de onde ele começa a onde ele termina, para que a gente possa fazer este rio voltar a ser navegável de Pirapora, lá em Minas Gerais, até Juazeiro na Bahia. Nós estamos fazendo nesta cidade o esgotamento sanitário, fazendo coleta de todos os dejetos de todas as casas para que gente evite que os dejetos sejam jogados no rio São Francisco. Ao mesmo tempo, o prefeito e o governador já estão reivindicando uma ponte aqui no rio São Francisco.

Intervenção: (incompreensível)

Presidente: …Só, viu, então, então, eu queria dizer para vocês que nós vamos fazer três dias de visita, nós vamos fazer a visita hoje aqui, já começamos em Pirapora, nós vamos a Arco Verde, vamos a Floresta, vamos a Cabrobó, vamos a Salgueiro. Essa é uma primeira visita oficial nossa às obras que estão sendo comandadas pelo ministro Geddel.

Essas obras são importantes, porque na hora em que o rio estiver totalmente recuperado a gente vai levar água para 12 milhões de brasileiros que vivem no local mais seco deste país, no semiárido nordestino. E nós achamos que é justo a gente levar um copo d’água para quem não tem água. Ao mesmo tempo, é justo a gente recuperar o Velho Chico, não permitir que o Velho Chico continue como está, porque a verdade nua e crua é que nós estamos fazendo coleta de esgoto em mais de 100 municípios aqui da beira do rio São Francisco, para que nenhum município mais jogue esgoto dentro da água, jogue esgoto puro, in natura, dentro da água.

Da mesma forma, nós sabemos que quando vem a enchente, a enchente vai desbarrancando o rio e vai comendo a margem do rio. Então, nós vamos arborizar, nós vamos plantar árvores em toda a margem deste rio, para ficar como vocês viram do lado de lá do porto, em que as enchentes não vão derrubar mais.

Então, essa é uma visita muito rápida. Como eu vim aqui em 94, de barco, quando eu deixar a Presidência da República, eu prometo a vocês que eu vou refazer essa viagem de barco, para que a gente possa ter mais tempo de conversar, sem ministros, sem segurança, sem governador. O Governador, vamos ver se eu vou convidar. Mas aí, eu quero… eu vou, embora eu não sendo Presidente, eu vou fazer a fiscalização deste rio até ele ficar totalmente pronto e o povo ter certeza que a gente cumpriu a promessa que a gente fez quando a gente fez o projeto de revitalização do rio São Francisco.

Eu quero agradecer a todos vocês, do fundo do coração, eu vou ter que sair muito rápido, que eu tenho que pegar o helicóptero aqui, ir até Xique-Xique, pegar o avião e vai até onde? Vai até Arco Verde, de Arco Verde tem que pegar o helicóptero para ir dormir em um acampamento da obra para ver as pessoas trabalharem à noite.

Um abraço e até outro dia se Deus quiser.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112958 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]