Dirigente do Sindialimentação: “CCLB não honra encargos trabalhistas e deputado, Zé Neto, não tem responsabilidade com os trabalhadores”

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Alimentação, Derlan Queiroz da Silva, utilizou, na sessão de ontem (28/10/2009), a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Feira de Santana. Atendendo convite formulado pelo vereador petista, oportunidade em que denunciou que há mais de 10 anos não são depositados valores do FGTS dos trabalhadores, bem como as contribuições ao INSS. Em relação ao INSS, ele disse que a empresa recolhe dos funcionários, mas não faz o repasse ao órgão federal. “Isto é apropriação indébita ( roubo)”.

“Embora estejamos lutando durante todo esse tempo, não conseguimos nosso objetivo, que é o de restabelecer os direitos dos trabalhadores. A empresa, que já recebeu 300 mil litros de leite por dia, movimenta agora cerca de 50 mil litros por semana”, lamentou o dirigente sindical. Ele conclamou a Câmara a apoiar a luta dos funcionários da CCLB. “Queremos o apoio de todos os vereadores. O desemprego de tantos causa um problema social grave para o município”.

Durante todo esse período, conforme Derlan, o sindicato notificou a Caixa Econômica Federal, o INSS, a Delegacia Regional do Trabalho e o Ministério Público, acerca das possíveis irregularidades cometidas pela diretoria da CCLB. “Mas não houve solução. Queremos conclamar o Poder Legislativo, o prefeito e o Governo do Estado, a nos apoiar nesta luta”.

O presidente sindical teceu duras críticas ao deputado estadual Zé Neto, que segundo ele, não teve responsabilidade com os trabalhadores. “Nós pedimos sua presença, ele disse que é incentivador da bacia leiteira, mas é inoperante. Repudiamos a forma como o deputado vem conduzindo e fazendo essas manobras. O discurso do resgate da bacia leiteira é falácia.”, atacou. Ele afirmou ainda que o advogado de prenome Emanoel, que negocia com a CCLB, ocupa cargo no Governo do Estado por indicação de Zé Neto. “Quem sabe agora, depois deste protesto na Câmara, ele venha discutir com o sindicato e com os trabalhadores, não com o patrão, com a CCLB”.

Em seu entendimento, os verdadeiros donos da empresa são os trabalhadores, com o dinheiro que eles têm retido na empresa, referente a diversos direitos não cumpridos. “Os dirigentes da CCLB brincam com o Ministério Público, a DRT; não dá nada”. Há 15 dias, a CCLB demitiu 12 funcionários e existe indicativo de mais 12. “O doutor Emanoel, que é preposto do Governo, defende as demissões dizendo que é preciso enxugar a folha. Devem enxugar reduzindo diretorias”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108267 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]