Deputado petista apresenta projeto sobre educação alimentar na Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Preocupado com o aumento da taxa de obesidade infantil e juvenil e sua consequência na saúde dos estudantes, o deputado Isaac Cunha (PT) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa criando a Semana de Estudo sobre a Educação Alimentar nas escolas da educação básica da Bahia.

De acordo com o projeto, as atividades serão inseridas durante a semana em comemoração ao dia do estudante, com apresentação de seminários e palestras, envolvendo a comunidade escolar sobre a importância de uma alimentação saudável e nutritiva, com orientações que vão desde a postura e mastigação corretas até informações de como se prevenir contra obesidade infantil.

O deputado explica que doenças típicas de idades mais avançadas, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e má formação do esqueleto, estão vitimando cada vez mais os jovens. “Cogita-se que esse problema seja o grande mal do século XXI. Estudos indicam que cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e 8 em cada 10 adolescentes continuam obesos na fase adulta”, diz Isaac.

Ele também cita o aumento da ocorrência de cáries e disfunções do aparelho gastrointestinal nas crianças e jovens em decorrência dos alimentos e bebidas oferecidos normalmente nas cantinas escolares, como salgados, balas, doces e refrigerantes, que contém altos índices de gordura e açúcar. “É nessa fase que se formam os hábitos alimentares e é na escola que as crianças e jovens dispõem de maior liberdade na escolha de seus alimentos”, explica o parlamentar.

A proposta de Isaac não prevê proibição de venda de guloseimas e produtos calóricos nas cantinas escolares, como se tenta estabelecer em outras iniciativas em estados e municípios. “É preciso educar as crianças para que optem por uma alimentação mais saudável. O que se quer aqui é conscientizar para que o aluno possa fazer as suas escolhas. Pelo menos durante o tempo em que estão na escola, nossas crianças e jovens devem estar orientados para resistirem à pressão e tentação de consumo de produtos inadequados ao seu desenvolvimento saudável”, explicou.

*Com informações da ASCOM/ALBA

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113684 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]