Deputado federal de Feira de Santana destaca o papel social do Concurso Repórter Mirim

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Um grande evento no Mega Fest, neste sábado (10/10/2009), marcou o encerramento do Concurso Repórter Mirim Por Um Dia, realizado pelo programa Acorda Cidade, sob a coordenação do radialista Dilton Coutinho e da publicitária Vone Santana. O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) esteve presente no evento, iniciado às 9 horas, logo após a edição especial do programa, dedicado não somente aos vencedores do concurso, mas a todas as crianças, que festejam o seu dia na segunda-feira (12).

O 9º Repórter Mirim premiou 9 dos 67 trabalhos inscritos, classificados nos três primeiros lugares nas categorias estabelecidas por faixa etária dos concorrentes. Também foram contemplados três trabalhos na categoria matéria especial, totalizando 12 premiações. Os prêmios foram computadores, aparelhos MP3 e vales-compra do Boulevard Shopping. Convidado por Dilton Coutinho, o deputado Sérgio Carneiro entregou troféus às vencedoras, na categoria 15 a 17 anos, Erika Paim dos Santos (1º lugar – 3º ano, Ecassa – com o tema Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes); Bruna Ellen de Moura Calixto (2º lugar – 1º ano, Colégio Super Star – com o tema Bulling – Agressões); Elaine Quézia Oliveira Marques (3º lugar – 7ª série, Escola Municipal Comendador Jonathas Teles de Carvalho – com o tema Drogas).

“A cada ano melhora o nível dos trabalhos e o mais importante é que o objetivo idealizado, que é despertar o interesse da juventude pela informação e pelos problemas sociais, está sendo alcançado”. A avaliação é do radialista Dilton Coutinho, que durante a apresentação da edição especial do Acorda Cidade exibiu as matérias selecionadas no 9º Concurso Repórter Mirim. O parlamentar parabenizou o radialista e destacou o papel social do concurso. “É gratificante ver que, através do Acorda Cidade, crianças e adolescentes aprendem o conceito de cidadania utilizando a ferramenta da Comunicação Social”, afirmou.

O que mais chamou a atenção de Dilton, bem como dos ouvintes e internautas, foi a diversidade dos temas abordados, como também a atualidade das informações. As matérias classificados trataram de questões como a gripe suína, trote telefônico para o Samu, preservação ambiental, vícios na adolescência, política, violência nos transportes urbanos e o pré-sal.

A escolha dos vencedores foi feita pelas jornalistas Aparecida Machado e Madalena de Jesus e os radialistas Paulo José, Ney Silva, Beto Moreno e Juvenal Martins, que avaliou a parte técnica dos trabalhos. Todos os classificados participaram do programa no estúdio da Rádio Sociedade, juntamente com os pais e representantes das escolas.

A preocupação dos adolescentes com a facilidade de propagação das drogas, especialmente nas escolas, foi exposta em alguns trabalhos. “É interessante saber que eles estão alertas”, comentou o âncora do Acorda Cidade, que destacou ainda a criatividade, o senso crítico e a consciência da cidadania visíveis em todos os trabalhos premiados.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]