Deputado baiano investiga cobrança indevida de juros praticados pela CEF, aos estudantes do ensino superior inscritos no programa FIES

Sérgio Carneiro: Caixa Econômica Federal vem praticando o chamado “juros compostos”, ou seja, aplicando juros sobre juros.Sérgio Carneiro: Caixa Econômica Federal vem praticando o chamado “juros compostos”, ou seja, aplicando juros sobre juros.
Sérgio Carneiro: Caixa Econômica Federal vem praticando o chamado “juros compostos”, ou seja, aplicando juros sobre juros.

Sérgio Carneiro: Caixa Econômica Federal vem praticando o chamado “juros compostos”, ou seja, aplicando juros sobre juros.

O deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) deu entrada na terça-feira (29/09/2009), na Mesa Diretora da Câmara, de pedido de informações junto ao Ministério da Fazenda, sobre a cobrança indevida de juros compostos nos contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Na manhã de quinta-feira (1/10), ele pediu, em plenário, que o pedido seja acelerado porque, apesar da Câmara ter aprovado, este mês, novas regras para o financiamento do FIES, dentre elas a redução dos juros destinados aos estudantes carentes, a imprensa vem noticiando que, na verdade, a Caixa Econômica Federal vem praticando o chamado “juros compostos”, ou seja, aplicando juros sobre juros.

Segundo cálculos de, esta prática pode acarretar aos estudantes pagamentos de cerca de quase 60 por cento a mais do que o que seria normal para este tipo de financiamento. O FIES é um programa de cunho social que empresta verba pública e federal para auxiliar no custo de cursos de nível superior para estudantes carentes, matriculados em instituições de ensino particulares. “Dessa forma, peço a devida agilidade para que esta informação seja solicitada ao Ministério da Fazenda para que nós possamos, então, avaliar verdadeiramente o que está acontecendo e, se for o caso, propor medidas que não onerem mais ainda nossos estudantes”, pleiteou o parlamentar.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).