Cruz Vermelha pede respeito às leis humanitárias

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Órgão quer mais iniciativa de parlamentares para proteger civis em países onde há conflito armado; guia deve ajudar no reconhecimento das regras internacionais.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha e a União Inter Parlamentar fizeram um apelo conjunto nesta segunda-feira, primeiro dia de mais uma assembleia da UIP em Genebra, na Suíça.

Os dois órgãos pediram a legisladores e parlamentares mundiais mais ações de implementação e respeito às leis humanitárias internacionais.

Desaparecidos

Durante o encontro na Suíça a Cruz Vermelha deve apresentar um guia desenvolvido junto com a União Inter Parlamentar com informações sobre como prevenir o desaparecimento de pessoas em conflitos armados.

A lei humanitária internacional exige que as autoridades façam o possível para informar familiares sobre parentes desaparecidos e essa é apenas uma das regras, como afirmou Christine Beerli, vice-presidente do Comitê Internacional.

Pesquisa recente do órgão mostra que a maioria das pessoas que vivem em países afetados por conflitos acreditam que as guerras deveriam ter limites.

Regras

Segundo Theo-Ben Gurirab, presidente da União Inter Parlamentar, legisladores de todo o mundo tem a responsabilidade de delinear ações que assegurem que as regras para as guerras sejam aplicadas em cada país.

Gurirab afirmou que os parlamentares podem usar sua influência política para aprofundar conhecimento sobre as leis humanitárias e convencer líderes de governo da necessidade de proteção a civis durante conflitos armados.

*Com informações da Rádio ONU, em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110901 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]