
Órgão quer mais iniciativa de parlamentares para proteger civis em países onde há conflito armado; guia deve ajudar no reconhecimento das regras internacionais.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha e a União Inter Parlamentar fizeram um apelo conjunto nesta segunda-feira, primeiro dia de mais uma assembleia da UIP em Genebra, na Suíça.
Os dois órgãos pediram a legisladores e parlamentares mundiais mais ações de implementação e respeito às leis humanitárias internacionais.
Desaparecidos
Durante o encontro na Suíça a Cruz Vermelha deve apresentar um guia desenvolvido junto com a União Inter Parlamentar com informações sobre como prevenir o desaparecimento de pessoas em conflitos armados.
A lei humanitária internacional exige que as autoridades façam o possível para informar familiares sobre parentes desaparecidos e essa é apenas uma das regras, como afirmou Christine Beerli, vice-presidente do Comitê Internacional.
Pesquisa recente do órgão mostra que a maioria das pessoas que vivem em países afetados por conflitos acreditam que as guerras deveriam ter limites.
Regras
Segundo Theo-Ben Gurirab, presidente da União Inter Parlamentar, legisladores de todo o mundo tem a responsabilidade de delinear ações que assegurem que as regras para as guerras sejam aplicadas em cada país.
Gurirab afirmou que os parlamentares podem usar sua influência política para aprofundar conhecimento sobre as leis humanitárias e convencer líderes de governo da necessidade de proteção a civis durante conflitos armados.
*Com informações da Rádio ONU, em Nova York.