Crescimento da indústria é “incontestavelmente positivo e forte”, diz Fiesp

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A  Federação das Indústrias do Estado de São Paulo classificou hoje (27/10/2009) como “incontestável” o crescimento obtido pela indústria paulista no mês de setembro. O Indicador de Nível de Atividade (INA) da Fiesp, divulgado hoje, mostrou que houve um crescimento do setor de 4,3% no mês de setembro, comparado a agosto, e considerado o ajuste sazonal. O resultado foi o melhor desde abril de 2008, quando o índice ficou em 5,5%.

“Nós temos um número incontestavelmente positivo e forte, que nos dá a indicação da continuidade dessa tendência para os próximos meses que restam de 2009”, disse o diretor do Departamento de Pesquisas Econômicas da Fiesp, Paulo Francini. “A coisa é ampla e disseminada”, completou.

O crescimento foi verificado em todos os setores, com exceção do de papel e celulose, e do de informática, que não apresentaram aumento. “O setor de celulose podemos associar ao comportamento [de desvalorização] do dólar; o de bem informática, o nível de cobertura da nossa amostra não nos dá confiança no número apurado”, explicou.

O diretor da Fiesp disse ainda que o resultado foi impulsionado pela boa performance dos níveis de emprego, renda e crédito. “Temos as variantes fundamentais de emprego, renda, e crédito em crescimento, ou seja, os indutores de uma atividade econômica futura, próxima e positiva estão presentes, o que nos dá uma boa indicação para os meses que restam em 2009”, afirmou.

Apesar do bom resultado da indústria em setembro, a previsão da Fiesp para o acumulado de 2009 continua negativa, de -7,5% a -8% ao fim do ano. Segundio Francini, resultado induzido quase que totalmente pelos setores que exportam. “A principal responsabilidade é da exportação dos manufaturados. A queda de 2009 será a perda do mercado de exportação”, explicou.

*Com informações da Agência Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]