Circulação de jornais nos EUA registra queda acentuada

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Mais leitores estão optando por notícias online e a circulação média diária de 379 jornais dos Estados Unidos caiu 10,6 por cento entre abril e setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, informa a Associated Press, que cita números do Escritório de Auditagem de Circulação (ABC, por sus siglas em inglês). A circulação aos domingos de todos os jornais cobertos pela pesquisa (562 no total) diminuiu 7,5 por cento.

No caso dos 25 maiores diários do país, somente um experimentou aumento no período. O Wall Street Journal viu a sua circulação crescer 0,6 por cento, superando o USA Today, o jornal de maior tiragem do país, explica a agênciaEFE.

Alguns dos jornais que sofreram as maiores quedas trataram de dar um tom positivo à notícia, acrescenta o Editor & Publisher. Vários deles culparam os cortes em viagens entre os americanos (menores vendas em hotéis e aeroportos) ou consideram o fato um problema menor.

O diretor do San Francisco Chronicle —cuja tiragem caiu quase 26 por cento— disse que era de se esperar esses números dada a recente mudança no diário, que passou de um modelo baseado em venda de publicidade para um sustentado pelo número de leitores.

Leia +

Jornal digital espanhol fecha em virtude da crise econômica (Milenio, El País)

*Com informações do Centro Knight

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115056 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.