Cientistas baianos podem obter bolsas de estudos e equipamentos para controle ambiental através da ONU

Oito iniciativas estão em andamento em 25 países. Além de serem voltadas para a recuperação de locais contaminados, elas dão suporte a trabalhos de investigação dos efeitos da poluição.Oito iniciativas estão em andamento em 25 países. Além de serem voltadas para a recuperação de locais contaminados, elas dão suporte a trabalhos de investigação dos efeitos da poluição.
Oito iniciativas estão em andamento em 25 países. Além de serem voltadas para a recuperação de locais contaminados, elas dão suporte a trabalhos de investigação dos efeitos da poluição.

Oito iniciativas estão em andamento em 25 países. Além de serem voltadas para a recuperação de locais contaminados, elas dão suporte a trabalhos de investigação dos efeitos da poluição.

AIEA ajuda a combater contaminação por chumbo. A agência da ONU fornece equipamentos para controle da poluição por metais pesados; também são oferecidos cursos e bolsas para cientistas que desenvolvem pesquisas na área.

A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, coordena projetos voltados para o controle da poluição por metais pesados, como o chumbo, em nações em desenvolvimento.

Ao todo, oito iniciativas estão em andamento em 25 países. Além de serem voltadas para a recuperação de locais contaminados, elas dão suporte a trabalhos de investigação dos efeitos da poluição nos seres humanos e no meio ambiente.

Métodos Científicos

O apoio da agência da ONU tem como objetivo fortalecer as instituições dos países em desenvolvimento para maior aplicação de metódos científicos na busca por solução para o problema.

O chefe da seção da América Latina no Departamento de Cooperação Técnica da Aiea, Rick Kastens, explica que a agência tem fornecido equipamentos, cursos e bolsas de estudo para cientistas com pesquisa na área. Atualmente, um dos beneficiados é o Centro Internacional de Ciências Ambientais e Nucleares, Icens, na Jamaica.

Ameaça

O chumbo é um metal sem benefícios biológicos conhecidos para os seres humanos. Cerca de 120 milhões de pessoas no mundo estão expostas a ele no ar, solo ou água. A maior parte do metal pesado vem da reclicagem inadequada de baterias de chumbo ácido, utilizada em automóveis. Muito chumbo no organismo afeta o desenvolvimento normal do cérebro, dos rins e do coração, entre outros problemas.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]