Cepal: AL e Caribe são as regiões mais desiguais

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Agência da ONU está reunida em Santiago, no Chile, para discutir as Metas de Desenvolvimento do Milênio e os desafios sociais da região.

A América Latina e o Caribe continuam sendo as regiões com maior desigualdade na distribuição de renda, de terra e de serviços em todo o mundo.

A informação é da Comissão Econômica para a região, Cepal, que concluiu nesta quinta-feira um seminário sobre o alcance das Metas de Desenvolvimento do Milênio, em Santiago, no Chile.

História

De acordo com o economista do escritório da Cepal no Brasil, Carlos Mussi, a desigualdade no continente é consequência da história econômica local e da maneira como a sociedade distribui seus recursos entre a população.

Ele disse à Rádio ONU, de Brasília, que, apesar do quadro, a região tem avançado na busca por uma divisão mais equilibrada da renda.

“Há que considerar que, nos últimos anos, a região tem melhorado. Ainda é, vamos dizer, a campeã nessa desigualdade, mas tem feito todos os esforços através de um crescimento mais equitativo, ou de mecanismos de transferência de renda, para poder diminuir esse grande hiato entre ricos e pobres que caracteriza a América Latina”, afirmou.

Metas do Milênio

O encontro da Cepal no Chile discutiu ainda os avanços e os desafios na implementação do Programa de Ação do Cairo. A iniciativa foi aprovada por 179 países há 15 anos, no Egito.
O programa segue as expectativas das oito Metas de Desenvolvimento do Milênio, que devem ser alcançadas até 2015. Entre os objetivos, estão a sustentabilidade ambiental e a garantia de educação para todos.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.*

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]