Câmara dos Deputados inova em portal na internet para ampliar transparência

Fachada do Congresso Nacional do Brasil, Brasília, Distrito Federal (DF).Fachada do Congresso Nacional do Brasil, Brasília, Distrito Federal (DF).
Fachada do Congresso Nacional do Brasil, Brasília, Distrito Federal (DF).

Fachada do Congresso Nacional do Brasil, Brasília, Distrito Federal (DF).

A Câmara dos Deputados lançou nesta quarta-feira uma série de inovações no portal www.camara.gov.br e ferramentas tecnológicas para modernizar a atuação parlamentar e aumentar a transparência para a sociedade. Entre os destaques, o sistema WebCâmara vai possibilitar, a partir da semana que vem, que o internauta assista em tempo real às atividades de qualquer uma das 20 comissões permanentes da Casa.

Também entrou no ar a Página da Presidência, onde será inserido um vídeo semanal em que o presidente da Câmara, Michel Temer, comenta a pauta da semana e responde a uma pergunta dos internautas.

O presidente elogiou todos os técnicos do Centro de Documentação e Informação (Cedi) e todos os setores envolvidos no desenvolvimento dos “novíssimos produtos tecnológicos” que agora os cidadãos e os parlamentares poderão usar.

Temer explicou que os deputados irão receber um livreto com detalhes sobre o funcionamento dos novos serviços. Ele também agradeceu os elogios do deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), que ajudou no desenvolvimento desses novos produtos quando era 1º vice-presidente da Mesa Diretora.

Inovações

Entre outras inovações, a Câmara inaugurou uma Biblioteca Digital e ofereceu páginas pessoais aos deputados para o cidadão interagir e participar mais do processo legislativo. Atualmente, 332 dos 513 deputados têm sites na internet – o equivalente a 65%.

A maioria dos produtos foi desenvolvida com software livre e recursos da própria Câmara, necessitando de pouco investimento. Veja a seguir as inovações e ferramentas tecnológicas lançadas pela Câmara:

WebCâmara

Transmissão ao vivo na internet de todos os eventos das comissões da Câmara, a partir da semana que vem. Os eventos registrados ficarão online por um período de 30 dias, podendo ser acessados automaticamente.

Depois desse período, os registros podem ser consultados mediante pesquisas solicitadas ao Centro de Documentação e Informação. Além de assistir a todos os debates nas comissões, o cidadão poderá encaminhar perguntas, sugestões, críticas ou reclamações em tempo real, enquanto a discussão está ocorrendo. Ao pesquisar os arquivos das reuniões realizadas nos últimos dias, o internauta também pode localizar as intervenções feitas pelo deputado de seu interesse.

Biblioteca Digital 

A Biblioteca Digital da Câmara (http://bd.camara.gov.br) – permite o acesso do cidadão a partir de agora com a digitalização de um amplo acervo de estudos técnicos, livros raros, relatórios de comissões, vídeos e livros em áudio para baixar em qualquer computador.

Nova ferramenta de pesquisa do portal – Será usada para pesquisas com enorme precisão no Portal da Câmara, com várias possibilidades de refinamento, como as coleções de assuntos (notícias, leis, proposições, deputados), critérios de relevância (mais recentes, mais lidos) e navegadores (ano, veículo, temas). A nova ferramenta vai permitir mais eficácia na obtenção da informação. O internauta pode escolher vários parâmetros para refinar a busca, não apenas o assunto, mas o deputado relacionado e o tipo de informação: se projetos de lei, notícias ou arquivos audiovisuais.

Página dos deputados – Com informações fundamentais sobre a atuação parlamentar, como projetos apresentados, matérias relatadas e discursos. A atualização é automática e dispõe de ferramentas de interface com todas redes sociais das quais o parlamentar faça parte, como Orkut, Facebook, Twitter e outras. Para o parlamentar que quiser utilizar mais recursos audiovisuais, está disponível uma nova página personalizada com ferramentas de atualização manual que permitem atualização diária com as informações relevantes para o contato do deputado com os cidadãos. Podem ser carregados textos, fotos, arquivos de vídeo e áudio, discursos, artigos; ou inseridos links para outras páginas. O parlamentar também pode realizar enquetes sobre quaisquer temas de interesse e receber mensagens dos internautas.

Página da Presidência

Um novo espaço de prestação de contas e de contato da Presidência com a sociedade, aumentando o contato com o presidente da Câmara dos Deputados, como parte do compromisso da Casa de trabalhar pautada na transparência de suas ações. Semanalmente, será inserido um vídeo em que o presidente da Câmara comenta a pauta da semana e responde a uma pergunta dos internautas.

Boletins da Rádio e da TV Câmara

As principais notícias e programas dessas emissoras reunidos em boletins eletrônicos, que serão enviados diariamente a jornalistas e cidadãos cadastrados.

Pauta eletrônica das comissões

Com informações rápidas e precisas para a atividade do parlamentar, essa ferramenta dá mais agilidade ao trabalho das comissões e mais autonomia aos deputados. Focando a pauta do dia das reuniões, disponibiliza proposições, pesquisas de prazos, legislação e outras matérias específicas de cada comissão. Além da agilidade na atualização das informações, há grande economia de recursos físicos.

Infogab2

A ferramenta de automação de escritórios facilita o dia-a-dia dos gabinetes parlamentares. O Infogab2 organiza e centraliza as rotinas de trabalho, com controle de agenda, pleitos da população e contatos com os cidadãos, por exemplo.

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Redação do Jornal Grande Bahia
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