Bons ventos fecham o Campeonato Baiano de Vela de Oceano

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os bons ventos do feriado do Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida (12/10/2009), trouxeram à Ponta de Humaitá (Cidade Baixa) as 21 embarcações que participaram do Campeonato Baiano de Vela de Oceano. O evento, que contou com o apoio do governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), reuniu na Ilha de Itaparica, desde o ultimo sábado (10), os melhores velejadores do estado.

“Este ano, o campeonato teve um formato que, além de proporcionar grandes disputas, promoveu entretenimento entre os velejadores e seus familiares e o envolvimento do público local”, afirmou o gerente de vela do Yacht Clube da Bahia, Luís Pato.

Após a largada da regata longa, dada no sábado, em Salvador, os veleiros percorreram toda a orla da capital baiana, desde a praia de Inema até o Farol da Barra, e depois seguiram para a linha de chegada, em Itaparica.

No domingo (11), foram realizadas regatas em formato Barla-Sota, entre a Ilha do Medo e a praia de Ponta de Areia, em Itaparica. Elas aconteceram bem próximas à praia, para permitir o envolvimento do público com o evento.

Nesta segunda-feira (12), os veleiros largaram de Itaparica, para a regata de médio percurso, cuja linha de chegada foi montada bem em frente à Ponta do Humaitá, em Salvador, onde o público aguardou ansioso pela chegada dos campeões.

“O formato desse campeonato possibilitou a aproximação do público com o evento, socializando a vela. Além disso, contribuiu com o desenvolvimento da náutica em Itaparica, que vem sendo o destino preferido dos velejadores baianos”, disse o coordenador da Sudesb, Maurício Nery, que acompanhou a regata.

Na classe Orc Internacional, o barco Letícia conquistou mais uma vez a primeira colocação, e na Orc Club, o Blitz foi o campeão. Já nas classes Regata A e B, Aberta, Rgs Regata C, Rgs Cruzeiro e Multicascos, as primeiras colocações ficaram, respectivamente, com os barcos Lacrau, Poesia, Iupe, Refúgio e De Ronda.

Na classificação interclubes, o Aratu Iate Clube liderou o ranking, com 14 pontos, seguido pela Marina Aratu (12), Yacht Clube da Bahia (sete), Angra dos Veleiros (dois) e Píer Norte (um ponto). A entrega dos prêmios será realizada nesta quinta-feira (15), em Salvador.

*Com informações da  agecom/bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]