Banco Mundial passará por importante reformulação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Mudanças são inevitáveis e devem reconhecer o papel dos países em desenvolvimento; relatório detalhado sobre a reforma será apresentado no fim do mês.

O Banco Mundial está diante de um ambicioso programa de reformas para que a instituição se torne mais eficiente e eficaz e ganhe mais legitimidade entre os países em desenvolvimento.

A declaração é do presidente do Bird, Robert Zoellick, em discurso feito nesta terça-feira, na Turquia.

Discurso

Na abertura das reuniões anuais do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, Zoellick foi enfático ao afirmar que a reformulação do Bird é inevitável diante das mudanças rápidas do mundo.

Segundo ele, a instituição precisa representar melhor as realidades econômicas internacionais do século 21 e reconhecer o papel dos países em crescimento, além de dar mais voz para a África.

O presidente do Bird observou que, ao contrário da época da criação do Banco, as nações em desenvolvimento podem agora ajudar a criar uma economia mundial mais equilibrada.

Na visão de Zoellick, se estes países fazem parte da solução, eles também devem participar das discussões.

Relatório

O dirigente afirmou, ainda, que o Banco Mundial vai ampliar cooperação com a ONU, o FMI e outros bancos multilaterais, além da sociedade civil e fundações, que são importantes agentes de desenvolvimento.

O relatório mais aprofundado sobre as reformas no Banco Mundial será apresentado no fim deste mês. O documento está sendo elaborado por uma comissão especial, criada no ano passado.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]