Assassinato de jornalista é atentado à liberdade de imprensa, diz Unesco

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Bayo Ohu, editor assistente do diário nigeriano “The Guardian”, foi morto a tiro em sua casa no dia 20 de setembro, quando se preparava para ir à igreja.

O diretor-geral da Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Koïchiro Matsuura, condenou nesta terça-feira o recente assassinato de um jornalista na Nigéria.

Segundo um comunicado do órgão, Bayo Ohu, editor assistente do diário nigeriano “The Guardian”, foi morto a tiro em sua casa no dia 20 de setembro, quando se preparava para ir à igreja.

Liberdade de Imprensa

Ao condenar o assassinato, Matsuura disse que a liberdade de expressão é um direito básico fundamental. O chefe da Unesco indicou ainda que a liberdade de imprensa é essencial para a democracia e o estado de direito.

O comunicado da agência da ONU cita o Instituto da Imprensa Internacional para afirmar que os assassinos roubaram o computador portátil e o celular de Nayo Ohu, aumentando a especulação de que o crime esteja ligado ao seu trabalho de jornalista.

Koïchiro Matsura disse acreditar que as autoridades irão fazer tudo ao seu alcance para levar os responsáveis pelo crime à justiça, afirmando que isso é do interesse de toda a sociedade nigeriana.

Segundo agências de notícias, Ohu tinha 45 anos e trabalhava no “The Guardian” desde 1991. Outros dois jornalistas nigerianos já foram mortos por desconhecidos; Godwin Agbroko em 2006 e Abayomi Ogundeji em 2008.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York*.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123073 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.