Alagoinhas sedia conferência territorial de cultura

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Após a abertura em Irará, no Portal do Sertão, o município de Alagoinhas dá continuidade às conferências territoriais de cultura, nesta terça e quarta-feira (6 e 7 de outubro de 2009). Uma das principais questões a serem discutidas durante o encontro, do qual participam representantes e delegados dos 21 municípios do Território de Identidade Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, é o reconhecimento das manifestações culturais da zona rural.

Na avaliação de Adelson Fonseca, representante da Secretaria de Cultura no território, as manifestações culturais da zona rural precisam ganhar visibilidade. “Lá estão os nossos representantes de arte e cultura popular”, destaca.

A conferência, que acontece no Centro Cultural de Alagoinhas, na rua Coronel Filadelfo Neves, será uma oportunidade para propor a criação de um sistema de gestão pública voltado não somente aos centros urbanos, mas também à zona rural.

“A ideia é que seja abrangente, ou seja, que contemple a periferia, os artesãos e os terreiros. Que seja capaz de formar intercâmbios culturais e condições de sobrevivência. Existe uma diversidade que precisa ser amparada”, salienta Adelson Fonseca.

No primeiro dia do evento, que vai das 15 às 21h, além de reuniões, estão previstas apresentações culturais, a exemplo do coral de jovens de Entre Rios, do grupo Meninos de Flauta de Sátiro Dias e de dança.

Cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento

Esta é a segunda das 26 conferências territoriais de cultura que antecedem a 3ª Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que acontece de 26 a 29 de novembro deste ano.

A meta principal da conferência estadual, conforme o secretário de Cultura, Márcio Meirelles, é envolver toda a Bahia na discussão dos temas propostos, que são cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento.

“Qual política queremos para as artes, para os museus, para os centros de cultura? As conferências são espaços em que essas discussões acontecem, são espaços de decisão e participação popular democrática”, afirma Meirelles, que participou da abertura das conferências territoriais no último domingo (4), em Irará, a 130 km de Salvador.

As conferências territoriais prosseguem até o dia 8 de novembro, quando será realizada a última das 26 previstas, no território Região Metropolitana, em Salvador. Além das conferências territoriais, vão acontecer ainda conferências setoriais preparatórias para a 3ª Conferência Estadual, evento previsto para os dias 26 a 29 de novembro, em Ilhéus.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]