ADUFS debate saúde dos docentes

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Uma dos resultados mais cruéis da exploração capitalista é o adoecimento do trabalhador, que se manifesta de diferentes formas no universo da precarização do trabalho. É papel dos sindicatos lutarem contra essa lógica, que se agrava nos períodos de crise econômica, como a da atualidade. Além do combate e denúncia, cabe às organizações sindicais o papel de conscientização e esclarecimento da classe trabalhadora.

No caso específico dos educadores, estudos revelam que, nas duas últimas décadas, vários tipos de doenças tem se manifestado em função da intensificação do trabalho e das condições cada vez mais precarizadas, inclusive nas Universidades. “A lógica produtivista em curso, a imposição do modelo professor-empreendedor, a instauração da competitividade na captação de recursos e no robustecimento da Plataforma Lattes, são alguns dos fatores que têm contribuído para o adoecimento dos docentes”, destaca a Diretoria da ADUFS

Umas das enfermidades mais comentadas ultimamente, em docentes de qualquer grau do ensino, é a Síndrome de Burnout, que leva o educador a perder o sentido de sua relação com o trabalho. A síndrome foi objeto de pesquisa na Universidade de Brasília (UNB), tendo sido considerada uma epidemia que, no fim da década de 1990, atingia 48% dos 52 mil professores investigados em 1.440 escolas espalhadas nos 27 estados brasileiros.

Com o objetivo de ampliar esta discussão, a Associação de Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana ( ADUFS) promoverá nesta quinta-feira (15) um debate no Auditório III, às 15h30, com o tema “Capitalismo Organizacional e trabalho-saúde docente”. O ato terá como expositor, o professor pesquisador Dr. Francisco Antonio de Castro Lacaz, que é médico, estudioso da Medicina do Trabalho, Medicina Preventiva e Saúde Coletiva. Atualmente Lacaz é professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Para mais informações, entrar em contato pelos telefones:

Comercial: 3224-8072 ou 3224-3368 (ADUFS)

Celular: (75) 9199-1920 (Jucelho Dantas – Coordenação da ADUFS)

Celular: (75) 8851-7926 (Mariana Sousa – Assessoria de Comunicação)

*Com informações da ASCOM – UEFS

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115092 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.