Abertas inscrições para Prêmio de Jornalismo Universitário

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

Está aberto o prazo de inscrições para a segunda edição do Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário. A iniciativa vai reconhecer as melhores matérias e reportagens sobre qualquer um dos quatro ramos do Ministério Público da União (MPU) produzidas por estudantes de jornalismo e publicadas em mídias laboratório de instituições de ensino superior, públicas ou privadas.

Dez trabalhos serão premiados: o primeiro e o segundo colocados de cada região do país serão contemplados com R$ 5 mil e R$ 3 mil respectivamente. No total, serão distribuídos quarenta mil reais. O objetivo do prêmio é estimular a produção de matérias sobre a atuação dos quatro ramos do MPU (formado pelos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal e Territórios) e, com isso, esclarecer o público sobre o trabalho da instituição.

“O Ministério Público é o porta-voz da sociedade, como define a Constituição de 1988”, explica Rodrigo Janot, diretor-geral da ESMPU. “Para que ele possa ser corretamente acionado na defesa dos interesses coletivos, é preciso que a população conheça seu funcionamento. Daí a importância do prêmio”.

Apoiam a iniciativa o Sindicato de Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJP-DF), a Band Brasília/Band News FM, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), a Rede Record Brasília e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).

 REGRAS

Para concorrer, as matérias devem ter sido produzidas por estudantes regularmente matriculados em cursos de jornalismo. A veiculação em mídias laboratório (jornal impresso, rádio, televisão ou jornal on-line) mantida pela instituição de ensino também é necessária. Os trabalhos podem ser feitos em grupo ou individualmente. É obrigatório que os trabalhos tenham sido produzidos e veiculados em 2009.

Os vencedores serão escolhidos segundo critérios como atualidade e gancho jornalístico, relevância do tema, profundidade da abordagem, qualidade técnica da forma e do conteúdo, abordagem correta e esclarecedora sobre o trabalho de qualquer um dos ramos do MPU, entre outros. O resultado será divulgado em março de 2010.

Essa é a segunda edição do prêmio, realizado pela primeira vez em 2008 como parte das comemorações pelos dez anos da ESMPU. No ano passado, 22 trabalhos concorreram.

INSCRIÇÕES

Os interessados em participar devem acessar a ficha de inscrição no endereço www.esmpu.gov.br/premiojornalismo . A seguir, basta enviar pelos Correios a ficha impressa e o material a ser analisado pela comissão julgadora.

As inscrições estão abertas até o dia 29 de janeiro de 2010 e o material deve ser endereçado à Assessoria de Comunicação da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), localizada na Avenida L2 Sul, quadra 603/604, lote 23, CEP 70200-901, Brasília (DF).

O regulamento do prêmio traz as regras completas de envio do material. Para fins de inscrição, será considerada a data de postagem do envelope. Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria deComunicação da ESMPU, pelo telefone (61) 3313-5132 ou pelo endereço ascom@esmpu.gov.br.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116505 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.