Aberta a temporada de alegria – 2º Festival Nacional de Teatro Infantil

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A partir do deste sábado (03/10/2009), as cortinas da segunda maior cidade da Bahia serão abertas para mais uma temporada de alegria comandada pelo Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs), evento que transforma Feira de Santana num pólo fomentador do teatro infantil brasileiro. A segunda edição do evento, promovido pela Cia Cuca de Teatro, em parceria com Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), vai contar com a participação de 30 grupos teatrais unindo montagens de todo o Brasil.

Além da apresentação de dezenas de espetáculos, a programação do Fenatifs inclui atividades paralelas de ações formativas e de estímulo à reflexão crítica do fazer teatral, como oficinas, debates, sessões de contação de histórias, palestras e mesas redondas.

O festival, que não tem caráter competitivo, abrangerá quatro categorias: a Mostra Nacional, com participação de  grupos teatrais amadores e profissionais de todo o Brasil; Mostra Interior do Nordeste, aberta à participação de grupos teatrais do interior do nordeste, e Mostra de Talentos Mirins e Mostra Jovens Talentos, que contempla alunos e grupos de escolas e instituições de Feira de Santana e seus distritos, bem como cidades do Território Portal do Sertão.

“Pretendemos consolidar Feira de Santana como um centro de incentivo ao teatro infantil brasileiro abrindo espaço para um número cada vez maior de grupos e artistas interessados no contato com diversas linguagens de pesquisa conceitual e estética, em propostas de inovações experimentais, integrando uma pluralidade de expressões artísticas”, diz o Diretor de Produção da Cia Cuca de Teatro, Henrique Motté.

Integração

A diversidade é a principal atração da programação deste ano. Além de montagens voltadas para o público infanto-juvenil, a Cia Cuca também organizou peças para garantir a diversão dos adultos. “Esse é o festival que busca a integração. Dentro do universo de projetos que recebemos, procuramos selecionar o maior número de linguagens que apresentassem propostas diferenciadas”, explica Elizete Destéffani coordenadora do festival. Entre os espetáculos que prometem divertir também o público adulto e juvenil estão “De Malas Prontas”, da Cia Pé de Vento, de Santa Catarina, e “Olhos da Cidade”, da Companhia Teatro Diário, de Feira de Santana.

Cortejo do Biribinha

A abertura oficial do Fenstfs terá um encontro especial e inédito na cidade. No sábado, a partir das 10h, os artistas partirão do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) para quatro pontos do centro da cidade em um grande cortejo com Bonecos Gigantes da Turma do Biribinha (AL) até a praça central, em frente à Prefeitura Municipal.

Lá haverá uma apresentação gratuita do espetáculo Um Conto Mágico de Circo, da Turma do Biribinha, de Alagoas. Bandinhas e fanfarras animarão o público em grande estilo. “Queremos fazer uma grande abertura, dando uma pequena mostra da grandiosidade do evento que iremos sediar. Esperamos que o público seja contagiado pela magia do teatro e prestigie o festival do início ao fim”, afirma Elizete.

As apresentações do 2º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana serão realizadas em ruas, principais praças e em teatros da cidade. Os espetáculos exibidos nos teatros custam R$ 6,00, meia promocional para adultos e crianças. Já os ingressos para as Mostras Talentos Mirins e a Jovens Talentos, podem ser trocados por um 1 quilo de alimento não perecível. As  apresentações dos espetáculos de rua, como Bom Apetite, da Cia Pé de Vento, são gratuitas.  Mais informações através dos números (75) 3491-8992 e (75) 9933-5786.

*Com informações da ASCOM/UEFS

 

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]