A influência da internet na literatura | Por Marcelo Vinicius

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

A influência da internet na literatura, em seus diversos aspectos, é tão intensa que já é possível encontrar, por exemplo, e-books, que são livros em formato digital que pode ser lido em computadores, PDAs e até celulares que oferecem suporte a esse recurso.

Praticamente não há custos para se ter um e-book, como também o mesmo pode ser de fácil acesso devido à internet. Várias escolas fazem proveitos desses livros, já que muitos são disponibilizados para donwload (baixar) em web-sites gratuitos. Por isso, entre outros fatores, a importância da inclusão digital.

Mas, não para por aí. Há alguns anos tem surgido uma grande quantidade de novos escritores brasileiros e tendo como característica a internet. Muitos desses autores contemporâneos são velhos conhecidos da rede mundial de computadores.

Web-sites de relacionamentos como Orkut, Twitter, MySapece e blogs estão sendo alvos desses escritores atuais, os quais costumam lançar os seus escritos, para depois publicarem os seus livros. Contudo, o inverso também está ocorrendo, já que muitos publicam os seus livros e só depois resolvem escrever as suas histórias ou divulgar as suas obras na internet.

A internet se tornou um dos meios mais eficazes para divulgações de obras de muitos autores modernos, como também uma forma de diminui fronteiras entre o leitor e o escritor, um canal de comunicação entre ambos.

Nessa “nova geração de escritores” também se destaca uma preocupação intensa para com os leitores e os blogs da vida são uns dos retratos deste fato. A grande maioria oferece atenção imediata aos seus leitores, seja comentando sobre os personagens ou batendo um papo. Além disso, muitos cativaram seus primeiros leitores através da Internet.

O que diferencia os dias de hoje dos dias remotos, na esfera literária, é a facilidade de interação e conhecimento de novos autores que surgiu através da internet. Porém, devemos saber separar o joio do trigo. Pois, não há só trabalhos literários interessantes na rede mundial de computadores, já que esta é uma enorme fonte de informações e por isso tem de tudo, podendo ser um banco de dados das coisas mais inúteis e malfeitas.

Mesmo no meio de tanto “lixo literário virtual”, quem tiver habilidade vai se destacar de uma forma ou de outra. Na verdade, que tem potencial pode ter destaque independente da Internet. Então, o autor que não dispõe desse recurso, não pode deixar de batalhar para publicar o seu livro. No entanto a internet facilitará as descobertas de novos talentos, mesmo que as editoras continuem, e vão continuar, com seu método tradicional de seleção, que é o recebimento de obras pelos correios.

Digo isso porque hoje já é possível testemunhar editoras que também recebem obras, para avaliação, por e-mails, como é o caso da Editora Globo, Parentese, Multifoco e etc. Entretanto é importante salientar que a internet não terá só o papel de descobrir novos autores, mas, como já mencionamos, de divulgar, interagir e experiênciar os mesmos com o público.

O que não mudou muito foi a dificuldade de um escritor iniciante publicar o seu livro, porém com o advento da internet, essa dificuldade está perdendo um pouco mais as suas forças. De certa forma, o mundo virtual é uma ferramenta indispensável para os escritores e os leitores contemporâneos.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122003 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.