4º Prêmios Cidade de Manaus e o resultado? | Por Luiz Carlos Amorim

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A quarta edição (2009) dos Prêmios Cidade de Manaus, um dos mais importantes concursos literários do Brasil, foi lançada em dezembro de 2008. Os prêmios seriam atribuídos, como nas edições anteriores, nas seguintes categorias: romance ou novela; contos; poesia; crônicas; teatro para adultos; teatro infantil; jornalismo literário; Literatura Infantil e outras sete delas.

Os prêmios, no valor de R$ 5.000,00 seriam conferidos a cada uma das categorias, além da publicação do livro, pelo programa editorial do Conselho Municipal de Cultura.

Conforme o regulamento, o resultado seria publicado no dia 1º de outubro de 2009 no Diário Oficial de Manaus. Já estamos em meados de outubro e nada foi publicado. Telefonei, no dia 2, para a Prefeitura de Manaus e tentei falar com a Secretaria de Cultura, mas ninguém soube me dar qualquer informação.

Telefonei nos dias 3 e 4 para falar com a Diretora da Fundação, que em janeiro publicou um comunicado à imprensa e aos vencedores dos Prêmios Cidade de Manaus garantindo “a continuidade da premiação e a devida publicação das obras vencedoras serão honradas pela atual diretora da Fundação Cultural.”  E confirmou que as inscrições para a quarta  versão dos Prêmios Literários Cidade de Manaus estavam abertas desde o dia 03 de dezembro, através de edital publicado no Diário Oficial do Município, com prazo até o dia 30 de abril de 2009.”

Não consegui falar com ela, pois estava sempre ocupada ou não estava na casa e quem atendeu o telefone apenas informou que o Concurso Prêmios Cidade de Manaus está sendo reestruturado. Mas não consegui saber até quando ele vai ficar sendo reestruturado – está sendo reestruturado desde a mudança de governo da cidade? Isso faz quase um ano  – ou quando a Prefeitura de Manaus dará uma solução, dizendo quando, finalmente, sairá o resultado. Quem atendeu no 32153474 ficou de passar meu telefone para a secretária da diretora para que ela me ligasse para dar informações, mas até hoje ninguém deu retorno. Já liguei de novo, mas a telefonista apenas diz que passou o recado.

A diretora da Fundação de Cultura, Lívia Regina Prado de Negreiro Mendes, colocou a sua palavra em jogo, em nome da Prefeitura que lançou o concurso, garantindo a continuidade do certame, mas a verdade é que ninguém diz nada a respeito.

O prefeito, Amazonino Mendes, sabe deste descaso para com a cultura, que até o ano passado era levada tão a sério pela Prefeitura de Manaus? Ele concorda com essa irresponsabilidade de abandonar um concurso que foi organizado e lançado pela prefeitura, oficialmente, não interessa quem tenha sido o prefeito na época? Ele sabe que os Prêmios Cidade de Manaus tornou-se um dos principais concursos literários do país, revelador de talentos nas artes e na literatura?

Não quero crer que ele esteja compactuando com este absurdo. Creio que ele sabe o valor de um evento cultural de representatividade nacional como os Prêmios Cidade de Manaus e que a realização de um certame como este agrega valor tanto ao nome dele quanto ao nome da cidade.

Espero, veementemente, que este desrespeito para com os escritores que participaram dessa quarta edição dos Prêmios Cidade de Manaus ainda possa ser revertido, pois  o compromisso de honra assumido pela prefeitura, ao lançar o concurso, publicando-o no Diário Oficial da cidade, ainda pode ser honrado. Antes tarde do que nunca.

Espero que, mesmo atrasado, haja um resultado para esta última edição.

Sobre o autor: Luiz Carlos Amorim é Coordenador do Grupo Literário A ILHA em SC, com 29 anos de atividades e editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas Suplemento LIterário A ILHA e Mirandum (Confraria de Quintana), além de mais de 50 livros. Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA. e autor de 25 livros de crônicas, contos e poemas, três deles publicados no exterior.Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano -, além de colaborar com vários portais de informação e cultura na Internet, como Rio Total, Telescópio, Cronópios, Alla de Cuervo, Usina de Letras, etc.

O autor assina, também, o Blog CRONICA DO DIA, em Http://luizcarlosamorim.blogspot.com

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]