30 anos de Anistia são comemorados na Bahia | Por Emiliano José

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

30 anos de Anistia são comemorados na Bahia

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) falou em nome dos ex-presos políticos e militantes da ditadura militar em discurso proferido na comemoração dos 30 anos de Anistia, dia 28 de agosto, no Forte do Santo Antônio, antiga casa de detenção. Emiliano lembrou dos mortos, desaparecidos, exilados e dos que voltaram para viver na clandestinidade. “Eu digo sempre que nossa geração errou muito. Carrega até hoje a marca do amor pela humanidade. Dizíamos que éramos capazes de derrotar a ditadura e falávamos isso em condições extremamente difíceis. Quem derrotou a ditadura foi o povo brasileiro, mas nossa geração contribuiu muito para isso”, disse. Após a cerimônia, os ex-militantes, amigos e familiares fizeram visita à Penitenciária Lemos de Brito, onde alguns ficaram presos na época.

Emiliano relembra tempos de militante para o A Tarde

O jornal A Tarde e a revista Muito dos dias 22 e 23 de agosto, respectivamente, publicaram reportagens sobre os 30 anos da Lei da Anistia Política. Quanto à abertura dos arquivos da ditadura, o ex-preso político Emiliano José avaliou: “É inegável que nesta trajetória muita coisa foi apagada ou destruída, como os documentos encontrados queimados na Base Aérea de Salvador. Apesar de já termos um volume razoável de documentos rasgados, ainda temos muito a trilhar”. A revista Muito convidou quatro ex-militantes – Emiliano, Paulo Pontes, José Carlos Zanetti e Carlos Sarno – que estiveram presos na Penitenciária Lemos Brito para relembrar as histórias de dor, solidão e privação de liberdade que vivenciaram naquela unidade prisional. A reportagem rendeu a capa da revista.

Deputado repercute os 30 anos de Anistia na Câmara Federal

Emiliano José (PT-BA) fez discurso sobre os 30 anos de Anistia política em sessão na Câmara Federal (26/8). “Falo como deputado e militante político. E como quem enfrentou tortura e prisão. Entre os que compartilharam a prisão comigo na Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, e entre os perseguidos da ditadura, estão os meus melhores amigos e amigas”, disse.

“Lula efetivou mudanças extraordinárias na cultura”

“A cultura nunca foi encarada como política pública e sempre foi entregue ao sabor dos interesses privados, até o momento em que se inicia o governo Lula”, disse Emiliano José em discurso na Câmara Federal (25/8). O parlamentar ressaltou que, no governo atual, houve a clareza de que “o ser humano faz cultura sempre, em quaisquer condições”, e apresentou dados do IBGE que revelam que a cultura corresponde a 7% do PIB e a 5% de todo o emprego formal no Brasil. “Lula efetivou mudanças extraordinárias no campo cultural. Pela primeira vez na história temos uma política pública voltada para essa área. Só isso bastaria para marcar esse governo”.

Dutra lança candidatura à presidência do PT

Emiliano participou, em Brasília, do ato de lançamento da candidatura do ex-senador José Eduardo Dutra à presidência do PT, ocorrido na Câmara dos Deputados, dia 25 de agosto. Dutra fez uma vigorosa defesa do PT e do governo Lula para uma platéia formada por lideranças nacionais e regionais, ministros, governadores, prefeitos, deputados, senadores, além de dirigentes e militantes petistas de todo o País. Os outros três candidatos à presidência do partido – José Eduardo Cardozo, Iriny Lopes e Geraldo Magela – estiveram presentes.

Jornalista, só com diploma

Como defensor da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista, Emiliano participa sempre de eventos voltados a esse tema. O último – realizado no dia 27 de agosto, no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador – foi uma promoção do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba). Na oportunidade, Emiliano disse que o diploma e a lei de imprensa devem ser assuntos tratados com muita pressão pela sociedade. “O parlamento precisa de pressão para agir. Ele é sensível à pressão. Temos que continuar na luta pela ‘volta do diploma’ e por uma lei de imprensa, que é um direito da sociedade”.

Fale com Emiliano José

Brasília | Câmara dos Deputados, Anexo IV, Gabinete 826. CEP: 70160-900 Tel: 61 3215-5826
Salvador | Rua Guedes Cabral, 184, Sala 2, Rio Vermelho. CEP: 41850-620. Telefax: 71 3334-1464
[email protected]   www.emilianojose.com.br

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]