Zelaya pede à ONU fim do golpe em Honduras

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Por telefone, presidente hondurenho deposto disse à Assembleia Geral que governo interino oprime população do país.
O presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya, se dirigiu por telefone à Assembléia Geral da ONU, na noite de segunda-feira, para pedir o fim do golpe político que o destituiu do poder em junho deste ano.

O pedido foi feito enquanto a ministra das Relações Exteriores de Honduras, Patricia Rodas, discursava em nome do presidente, durante o penúltimo dia de debates na sede da ONU,em Nova York.

Apoio

Em seu discurso, Zelaya solicitou o apoio da ONU e de seus países-membros contra o governo interino que se formou após o golpe.

“Peço às Nações Unidas apoio para que seja mantida uma posição firme da parte das nações civilizadas do mundo contra a força e a barbárie.”, disse.

Ainda segundo o presidente, o golpe instalou no país uma ditadura que suprime as liberdades individuais e que precisa ser combatida pela comunidade internacional.

“Em Honduras, além de um golpe de estado, foi estabelecida uma ditadura fascista que tem suprimido as liberdades dos hondurenhos e que reprime violentamente a todos os hondurenhos”, disse.

Embaixada

Manuel Zelaya permanece na condição de refugiado na Embaixada brasileira na capital hondurenha, Tegucigalpa, desde o dia 21 de setembro.

Em reunião do Conselho de Segurança solicitada pelo Brasil na última sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, pediu que o governo interino respeite a Convenção de Viena e garanta a segurança da missão do país em Honduras.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.*

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113566 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]