Jaque Wagner apóia proposta do presidente Lula para o pré-sal; Royalties devem ser distribuídos à todo os Estados, defende Governador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jaques Wagner (PT), governador Bahia.
Jaques Wagner (PT), governador Bahia.
Jaques Wagner (PT), governador Bahia.
Jaques Wagner (PT), governador Bahia.

O governador Jaques Wagner participou do lançamento do marco regulatório do pré-sal, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. O governo vai encaminhar quatro projetos de lei ao Congresso Nacional, definindo como se dará a exploração da camada pré-sal e a divisão da riqueza produzida pela gigantesca reserva.

As articulações para aprovação já começaram e o governador baiano, que apóia desde o primeiro momento a tese de Lula sobre o assunto, está se mobilizando para angariar apoio às propostas do governo. Ele aproveitou o evento, por exemplo, para conversar com os governadores no sentido de que busquem mobilizar suas bancadas pela aprovação dos quatro projetos que o governo está mandando para o Congresso.

Em sua campanha em favor de Lula, Wagner almoçou com os governadores Welington Dias, do Piauí, e Marcelo Deda, de Sergipe. Fez outros contatos e ainda vai conversar com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que, assim como José Serra, de São Paulo, e Paulo Hartung, do Espírito Santo, resiste à proposta de partilha da riqueza do pré-sal entre todos os estados.

“Não faz sentido falar em pagamento de royalties de exploração de uma reserva que está a 300 quilômetros da costa e, portanto, não pertence a um ou outro estado e sim ao povo brasileiro”, enfatizou. Para ele, pagamento de royalties só cabe se for para reparar algum dano ambiental ou cobrir investimentos em ações de caráter preventivo a riscos potenciais da exploração, o que não é o caso.

Depois da solenidade, os ministros da Energia, Edson Lobão, e da Casa Civil, Dilma Roussef, deram uma coletiva a imprensa e Wagner foi chamado pelo presidente Lula para uma sala reservada, na qual já estavam alguns ministros e governadores.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113823 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]