Vereador Tourinho define a cobrança de 2ª via do Smart Card como relação incestuosa entre governo e Sincol

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

A Câmara aprovou na sessão desta terça-feira (02/09/2009) requerimento de autoria do vereador petista Marialvo Barreto solicitando informações e esclarecimentos do secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles Oliveira, sobre as razões pelas quais o Sindicato das Empresas de Transporte coletivo Urbano de Feira de Santana (Sincol) continua cobrando, dos usuários do sistema de transporte urbano, pela emissão da 2ª via do Smart Card, documento obrigatório para a prática da meia-passagem – benefício a que têm direito estudantes, idosos e deficientes.

A cobrança  é ilegal, pois uma lei municipal, em vigor desde 2005, determina que a 2ª via, em caso de furto ou extravio, deve ser emitida gratuitamente. De acordo com o vereador, o Sistema de Bilhetagem Eletrônica, vinculado ao órgão sindical, cobra o correspondente a 12 vezes o valor da passagem – R$ 24,00 – para emitir a 2ª via do Smart Card. “Embora uma lei proíba, a cobrança é feita indistintamente, prejudicando a menores, estudantes, deficientes e idosos, em total desrespeito a esta legislação e ao usuário do transporte”, diz o vereador Marialvo Barreto.

Ele disse que um estagiário do seu gabinete, embora tenha apresentado cópia da lei, teve seu pedido recusado pelo preposto do Sincol ao buscar uma 2ª  via do documento, sob o argumento de que não lhe teria sido passado nenhuma informação sobre a lei. “Ou seja, para o funcionário  a lei é uma novidade”. O vereador entende que é necessária uma intervenção do poder público para obrigar a entidade a cumprir a legislação.

O vereador Roberto Tourinho declarou que o descumprimento à lei  caracteriza uma “relação incestuosa” entre o Governo e o Sincol. “Há quatro anos o Sincol desrespeita a lei, cobrando a 2ª via do Smart Card”, garante.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123340 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.