Universidade de Feira vai oferecer graduação em acampamentos do MST

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) vai oferecer cursos de graduação em acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), inclusive o de Direito, que já tem projeto em elaboração. O assunto será um dos temas do 15º Encontro Estadual das Educadoras e Educadores do MST, que acontecerá no campus universitário entre os dias 24 e 27 de setembro de 2009, com a participação de representantes de universidades e de instituições de diversos estados brasileiros e de João Pedro Stédile, um dos coordenadores nacionais do MST.

Na quinta-feira (10), o vice-reitor Washington Almeida Moura recebeu em audiência representantes do MST, e as educadoras Edineide Xavier (coordenadora estadual do Setor de Educação), Zena Figueiredo e Maria Ribeiro (coordenadoras regionais). Segundo as educadoras, essa não será uma experiência inédita porque no extremo sul do estado, a Uneb mantém convênios e oferece cursos de Letras, Pedagogia da Terra e Magistério no assentamento 1º de Abril, no município de Prado. Outros cursos oferecidos são Agronomia (Uneb) e Técnico em Agropecuária (Uesc), no Assentamento Terra Vista, no município de Arataca.

Aos acampados e assentados são oferecidos cursos desde os primeiros anos da formação escolar até o ensino médio. As ações, revela, são fortalecidas por meio de convênios com universidades, órgãos governamentais e entidades internacionais, inclusive de países desenvolvidos e solidários ao Brasil, que ainda não realizou a própria reforma agrária. Com isso, membros do MST têm realizado, em Cuba e Venezuela, graduações em Medicina, Artes Cênicas, Veterinária e Agroecologia. Mais informações pelo www.uefs.br.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109848 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]