Um suicídio a cada 40 segundos, diz OMS

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Nesta quinta-feira, dia 10, a ONU marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O objetivo da data é chamar a atenção pública para o problema, que atinge todos os níveis da sociedade.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, aproximadamente um milhão de pessoas cometem suicídio todos os anos. Isso equivale a três mil mortes por dia, ou uma morte a cada 40 segundos.

Tentativas

Segundo a agência da ONU, o número de casos aumentou em 60% nos últimos 50 anos, principalmente nos países em desenvolvimento.

O número de pessoas que tentam se suicidar também é grande: apesar de não haver estatísticas nacionais, a OMS calcula que para cada pessoa que comete suicídio, 20 indivíduos ou mais tentam consumar o ato.

As mulheres são maioria nas tentativas, mas são os homens os que mais morrem por suicídio.

Morte prematura

A OMS trabalha em conjunto com governos e com a Associação Internacional para Prevenção de Suicídio para que esses tipos de casos não sejam estigmatizados, criminalizados ou penalizados.

Para a agência, o suicídio é uma causa de morte prematura causada por problemas psicosociais, culturais e ambientais que pode ser prevenida através de ações locais, nacionais e internacionais.

*Com informação da Rádio ONU.

 

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]