UEFS promove nesta quarta-feira o 1º Seminário de Educação Inclusiva no Ensino Superior: Limites, Avanços e Desafios

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Começou hoje e se estende até esta quarta-feira (30/09/2009), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o I Seminário de Educação Inclusiva no Ensino Superior: Limites, Avanços e Desafios. O objetivo é discutir propostas pedagógicas para a inclusão de portadores de deficiência e provocar uma reflexão e transformação do projeto acadêmico-institucional quanto à política de inclusão.

O evento é organizado pela Comissão de Estudos para Política de Inclusão do Curso de Enfermagem da Uefs. A presidente da comissão, professora mestre Rosângela Barros de Andrade, lembra que a discussão do assunto foi motivada por do acidente automobilístico que deixou paraplégico um estudante do 7º semestre do curso de Enfermagem.

“Inicialmente pensávamos em resolver aquele caso específico ou apenas implementar uma política de acessibilidade para os cursos na área de saúde, depois a nossa comissão percebeu que a educação na universidade é que deve ser inclusiva e, por isso, ampliamos a discussão para todo o campus”, explicou Rosângela Barros.

A conferência foi aberta nesta manhã com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão da Faculdade PUC de Minas Gerais, professora Maria do Carmo Menicucci. Ela é mestre em Educação Especial e veio trazer a experiência de inclusão da faculdade para a Uefs conhecer.

Segundo Maria do Carmo, “grande parte dos avanços na área de inclusão social é mérito das pessoas com deficiência que vem lutando ao logo dos anos para fazer valer o que está previsto na legislação”, disse, através de associações ou conselhos de direitos.

A conferencista também lembrou que ao logo dos anos a educação inclusiva deixou de ser vista como um sistema paralelo de educação para ser integrado ao sistema educacional brasileiro. Após a conferência, uma mesa redonda coordenada pela prof. Drª Maria Lúcia Silva Servo da Uefs foi realizada com o tema ‘Experiências de Inclusão do aluno com Necessidades Educacionais Especiais na Universidade’ com a participação das professoras Ana Cristina Mancussi e Faro, PhD em Educação Especial da USP, e Nivânia Melo Reis da PUC/MG.

O evento termina amanhã pela manhã com a realização de uma oficina sobre educação inclusiva para o departamento de saúde. Na oportunidade serão criados grupos de discussão para elaborar propostas pedagógicas para inclusão na Uefs. Confira a programação no portal www.uefs.br, seção Notícias.

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