Simões Filho: Natura inaugura Centro de Distribuição na Bahia em parceira com o Rapidão Cometa

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Localizada em Simões Filho, nova unidade será responsável pela entrega dos produtos na Bahia e em Sergipe. Natura expande seu processo logístico na região Nordeste e junto com o Rapidão Cometa, um dos maiores provedores de soluções logísticas do país, inaugura um Centro de Distribuição em Simões Filho (BA), Região Metropolitana de Salvador. Este é o segundo Centro de Distribuição da empresa no Nordeste – o primeiro fica em Recife (PE), também operado pelo Rapidão Cometa.

A nova unidade irá armazenar produtos, separar e expedir os pedidos das consultoras da Bahia e de Sergipe, diminuindo o tempo do ciclo dos pedidos e possibilitando mais rapidez na entrega. O espaço possui uma área total de 5.300 m2, sendo quatro mil e quinhentos metros para a operação. O Centro de Distribuição tem capacidade de abastecimento para atender até doze veículos simultaneamente. A capacidade de separação é de 175,8 mil caixas por mês ou 330 caixas por hora.

“Escolhemos a Bahia por conta da importância estratégica que o Estado tem para a nossa empresa e pelo sistema viário e qualidade de mão de obra que encontramos aqui. Esse projeto é mais uma iniciativa da Natura, em parceria com o Rapidão Cometa, para estar ainda mais próxima de seus consumidores e auxiliar no desenvolvimento da comunidade local”, afirma o Diretor Regional da Natura, Renato Abramovich.

Diferenciais na Operação

Com a nova unidade de distribuição, a meta da Natura é reduzir o ciclo total do pedido. As consultoras de Salvador passarão a receber seus produtos em até 48 horas. Já as de Aracaju receberão seus pedidos em até 72 horas. O prazo para o interior dos dois Estados será de, no máximo cinco dias, dependendo da distância a ser percorrida.

“Essa agilidade no modelo de venda direta é um ganho muito grande para a nossa força de venda, pois a entrega passa a ser quase imediata para o consumidor e temos benefícios como a geração de novos empregos locais e a redução do impacto ambiental no transporte dos produtos” ressalta Abramovich.

O Centro de Distribuição – que já iniciou suas operações – trabalha atualmente em três turnos com 221 colaboradores no total, sendo que 95% deste quadro foi selecionado na própria cidade de Simões Filho. Cerca de 70% dos funcionários que trabalham no local são mulheres e 40% do total de colaboradores estão no primeiro emprego. Todos os colaboradores passaram por um processo de integração no qual foram abordadas as crenças e valores da Natura e do Rapidão Cometa.

Para o Rapidão Cometa, a inauguração do Centro de Distribuição de Simões Filho em conjunto com a Natura é estratégica, pois vai atender mais rapidamente as demanda dos clientes no Nordeste. “O Centro de Distribuição de Simões Filho integra o plano nacional de expansão do Rapidão e fortalece a parceria de mais de quatro anos que temos com a Natura”, afirma Américo Pereira Filho, diretor comercial do Rapidão Cometa.

Expansão da Natura

Ao anunciar seu plano de crescimento para o triênio 2008-2010, a Natura listou como parte de sua estratégia a inauguração de novos Centros de Distribuição pelo Brasil.

De acordo com Renato Abramovich “Além da melhoria na prestação de serviços para as consultoras e consumidores, com aumento da agilidade, a descentralização diminui o consumo de combustível e a conseqüente emissão de CO2”, ressalta.

Além do novo CD de Simões Filho (BA), a Natura tem outros Centros de Distribuição localizados em Itapecerica da Serra (SP), Cajamar (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE), Matias Barbosa (MG) e Canoas (RS).

Sobre a Natura

A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui cerca de 5,7 mil colaboradores e registrou no ano de 2008, receita bruta de R$ 4,9 bilhões, um crescimento de 14,2% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 542,2 milhões. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Venezuela, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia atua por meio de um distribuidor. Sua força de vendas é formada por 938,8 mil consultores, sendo 798,7 mil no Brasil e 140,1 mil no exterior.

Sobre o Rapidão Cometa 

Fundado há 67 anos e presente diretamente em 21 estados, o Rapidão Cometa é um dos maiores provedores de soluções logísticas do país. O grupo oferece uma variedade de soluções integradas em transporte aéreo, rodoviário e logística com alto padrão de qualidade, atestados pelo certificado ISO 9001 desde 1997. Sua capacidade de distribuição alcança mais de quatro mil localidades, em todos os estados, além de 214 países no mundo por meio de acordo operacional com a FedEx.

A empresa, com mais de 650 mil metros quadrados de área construída e de pátio, reúne um número superior a 12 mil clientes ativos, atendidos pelos mais de 2,5 mil veículos e  mais de  7,4 mil funcionários em todo o País. Sua rede estratégica é composta por 38 filiais e mais de 150 pontos em todo Brasil.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]