Secretaria de Cultura reassume a gestão do Amélio Amorim

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A gestão administrativa do Centro de Cultura Amélio Amorim voltou para a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), após seis anos sob a responsabilidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O anúncio da mudança foi feita na tarde desta quinta-feira (24/09/2016) pelo secretário de Cultura, Márcio Meirelles, e pelo reitor José Carlos Barreto, em coletiva à imprensa, na qual também foi informada que o Governo do Estado vai restaurar o conhecido “Jerimum”, localizado no espaço “Carro de Boi”, dentro do Amélio Amorim.

O secretário e o reitor informaram que a decisão foi adotada em comum acordo após sucessivos debates e reflexões. Márcio Meirelles elogiou a gestão do Amélio Amorim, desenvolvida pela Uefs através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). “A Universidade realizou um excelente trabalho, em consonância com os princípios da autonomia universitária, sendo parceira da Secretaria de Cultura também durante a 2ª Conferência Estadual de Cultura, realizada em Feira de Santana em 2007”, destacou.

Márcio Meirelles relatou que, agora, a Secult pretende estreitar os laços com os artistas dos municípios que integram a região de Feira de Santana. Com a gerência do Amélio Amorim, explicou, a Secretaria de Cultura vai manter prepostos no município, facilitando a intermediação e o diálogo. Por sua vez, o reitor José Carlos Barreto garantiu que a Uefs vai intensificar as parceiras com a Secult e a promoção da cultura na região, inclusive utilizando o espaço do Centro de Cultura Amélio Amorim. Ele informou que a mudança na gestão do Amélio Amorim não vai interferir na agenda programada pela Uefs perante artistas e outros setores da comunidade.

Restauração

Para restaurar o “Jerimum”, conhecido e mais tradicional espaço do Amélio Amorim, a Secult contratou os serviços do arquiteto feirense Luís Humberto Carvalho. O secretário Márcio Meirelles revelou que o projeto deverá ficar pronto até dezembro. No início de 2010, será publicada licitação para realização dos serviços.

A escolha de Luiz Humberto agradou aos artistas feirenses, em especial a Irma Amorim, viúva do arquiteto Amélio Amorim, responsável pelo projeto e pela contrução do “Carro de Boi”. Também presente na coletiva, Irma Amorim comentou que Luiz Humberto Carvalho era amigo pessoal e que conhece “profundamente a obra e o estilo de Amélio”.

Após a coletiva, Márcio Meirelles manteve reunião com artistas feirenses, oportunidade em que expôs a proposta da Secult de apoio à cultura. As atividades desta quinta-feira contaram com a participação de Gisele Nussbaumer, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia, de Selma Oliveira, diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), e do deputado estadual Zé Neto.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]