Sai mais um resultado para projetos de Intercâmbio Artístico

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e o Fundo de Cultura divulgaram mais um resultado da chamada pública para projetos de Residência, Difusão e Intercâmbio Artístico, por meio do Fundo de Cultura. Com isso, artistas, técnicos e estudiosos podem apresentar trabalho em outro estado brasileiro ou no exterior, além de realizar pesquisa, curso de capacitação ou residência artística.

Na chamada pública de residência artística, o projeto selecionado foi “Desloco em Corpo e Imagens”, de Ana Carolina Moura de Oliveira, que realiza a residência em Mompelier (França), em um dos mais importantes centros de dança contemporânea do mundo – Centre Chorégraphique National de Montpellier, dirigido por Mathilde Monnier.

Cinco projetos foram selecionados na chamada pública de difusão e intercâmbio – dois, voltados para participação em festivais de música como o “Brasil no Ar”, de Gil Bruno de Sá Bittencourt Câmara, que, este ano, leva Bule Bule ao festival brasileiro de Barcelona, e o “Festival de Reggae Belém”, que contará com a presença do reggaeman Tumé Nery Viana.

Os outros dois projetos foram para apresentação de trabalho científico sobre cultura no 8º Congresso Internacional de la Unión Latina de Economia Política de la Información, la Comunicación Y la Cultura (Ulepicc), de Daniele Pereira Canedo e de Taiane Fernandes Silva de Alcântara, e para formação com a participação de Eliane de Almeida Vasconcelos e Oliveira em curso de dramaturgia do “Núcleo de Dramaturgia Sesi – British Council”.

As propostas foram analisadas pela Assessoria de Relações Internacionais da Secult e pela Comissão de Pré-Seleção do Fundo de Cultura. Os critérios de seleção levaram em conta a adequação do projeto ao histórico de atuação do candidato, a relevância do evento e da instituição, a contribuição do projeto para a difusão e valorização da cultura baiana, as possibilidades de desdobramento do evento e o intercâmbio e apropriação de novos conhecimentos.

Outras datas para inscrição

Por intermédio do Fundo de Cultura, a Secult disponibiliza R$ 150 mil para apoio a artistas, técnicos e estudiosos que têm projetos de residência artística, para serem utilizados em 2009 e janeiro de 2010. Os interessados ainda terão duas datas limites para inscrição. No caso dos projetos que serão realizados em dezembro, as solicitações devem ser encaminhadas até 16 de outubro. A partir de fevereiro de 2010, até 27 de novembro.

O dia 6 de novembro é a data limite para inscrição da última chamada para os projetos de intercâmbio e difusão que serão realizados em janeiro de 2010. Para conseguir o apoio, os interessados precisam ser convidados por instituições brasileiras ou estrangeiras, fazer a solicitação por meio do Formulário de Apresentação de Projetos do Fundo de Cultura e serem submetidos à avaliação da Comissão de Pré-Seleção.

Os projetos devem ser encaminhados à sede do Fundo de Cultura da Bahia, na avenida Tancredo Neves, 776, Edifício Desenbahia – Bloco A, CEP 41.820-020 – Salvador/Bahia, ou entregues pessoalmente no mesmo endereço, no horário das 14 às 17h. Mais informações pelo telefone (71) 3103-3007 ou [email protected] / [email protected]

*Com informação da AGECOM/BAHIA.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]