
O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, João Cravinho, também disse que é cada vez mais justo que a língua portuguesa se torne uma língua oficial em organizações internacionais.
O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, defendeu a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em discurso na Assembleia Geral, na noite dessa segunda-feira, João Cravinho pediu assentos permanentes para o Brasil, Índia e um representante africano no Conselho.
João Cravinho pediu também o reestabelecimento da ordem constitucional e da inviolabilidade da embaixada brasileira em Honduras.
Cplp
O Secretário dos Negocios Estrangeiros de Portugal destacou ainda a crescente atividade da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, na promoção da paz, democracia, direitos humanos, estabilidade política e desenvolvimento econômico e social.
Língua Oficial
“Esta organização a que Portugal atualmente preside tem como um dos seus pilares fundamentais a promoção da língua portuguesa, um dos cinco idiomas mais falados no mundo e veículo de comunicação de mais de 250 milhões de pessoas, ligando Estados e povos e quatro continentes e por todos os cantos do mundo. É assim cada vez mais premente e justo que a língua portuguesa se torne numa língua oficial ou língua de trabalho em organizações internacionais”, afirmou.
João Cravinho saudou também a realização das eleições na Guiné-Bissau e a comemoração do 10º aniversário do referendo no Timor-Leste.
*Com informação da Rádio ONU em Nova York*.