PIB mundial deve ter queda de mais de 2,5%, diz Unctad

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Um relatório divulgado na terça-feira pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad, prevê a queda do Produto Interno Bruto, PIB, mundial em mais de 2,5% este ano.

Para a agência da ONU, a profunda recessão global, que não deixou nenhum país ileso, é resultado dos riscos excessivos cometidos possivelmente por falta de regras e inovação nos instrumentos financeiros obscuros usados durante o último ano.

Previsões

Nos países desenvolvidos, o PIB deve contrair em torno de 4% este ano, e as chamadas “economias em transição” devem ter uma queda de 6%, de acordo com o relatório. Já o crescimento nos países em desenvolvimento deve diminuir de 5,4% em 2008 para 1,3% em 2009.

Segundo o diretor da Divisão de Estratégias de Globalização e Desenvolvimento da Unctad, Heiner Flassbeck, alguns países podem levar até seis anos para voltarem ao PIB alcançado antes da crise, em 2007.

Flassbeck disse que, em escala global, apenas o consumo e o investimento podem contribuir para o crescimento dos países. Para ele, as conversas sobre estratégias para sair da crise são prematuras, e o mundo precisa esperar mais um ou dois anos até que o estímulo econômico seja recuperado e o setor privado possa se reerguer.

Ambiente Macroeconômico

O relatório da Unctad sugere uma reformulação do controle global financeiro para estabilizar o comércio e as relações financeiras, e também reduzir a ocorrência de crises similares.

A agência acredita que essa ação vai ajudar a criar um ambiente macroeconomico estável favorável ao crescimento e às mudanças estruturais nos países pobres.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115083 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.