Pesquisa mostra que a internet transforma as ações de venda

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

O estudo, realizado pela Deloitte, avalia as relações de consumo no comércio online.  Com o objetivo de retratar a visão e as práticas das empresas em suas relações com o consumidor final e com outras empresas na internet, a consultoria Deloitte realiza a pesquisa “Comércio Online – As relações das empresas com seus públicos na internet”. O estudo, que abordou entidades de diversos segmentos e portes econômicos, contou com a participação de 109 empresas que atuam no País, que responderam à pesquisa entre 20 de agosto e 8 de setembro.

As empresas analisadas consideram as relações online um meio eficiente para a promoção de suas vendas (a internet é apontada por quase 70% das empresas da amostra). O celular, em particular, foi apontado por 22% dos respondentes, o que revela a utilização de modelos com maior conectividade, interatividade e mobilidade perante seus consumidores ou clientes. “Isso mostra que as empresas estão diversificando seus métodos de comunicação e acompanhando os movimentos de mercado”, afirma Patricia Sousa, gerente de dedicada à indústria de varejo e bens de consumo da Deloitte.

 Outro ponto de destaque é que apenas 2% dos respondentes apontaram que o consumidor compra o produto e/ou serviço por impulso, sem uma avaliação criteriosa. “Essa percepção demonstra que as empresas sabem que estão lidando com consumidores mais exigentes e com maior poder de decisão”, avalia Patricia.

Na visão de 50% dos entrevistados que acompanham os hábitos de seu público na utilização da internet, os potenciais compradores buscam, principalmente, obter melhores condições de compra. Além disso, mais de 40% da empresas respondentes acreditam que o seu público utiliza a internet para visualizar melhor as características e tomar conhecimento dos produtos e/ou serviços. No entanto, percebem que as pessoas e as empresas, apesar de utilizarem a internet para consulta, na maioria das vezes ainda acabam por efetuar ou finalizar suas compras em instalações físicas.

Nesse sentido, a pesquisa revela que o foco das empresas na internet está voltado, principalmente, para as relações com o público consumidor. Das empresas analisadas, 53% utilizam a internet para aumentar ou melhorar o relacionamento com consumidores e clientes. “A internet tornou-se um recurso fundamental na gestão de vendas das empresas e as mudanças tecnológicas estão transformando as relações comerciais e de pós-venda”, explica Patricia.

No entanto, para a executiva, a internet ainda se mostra um meio de comunicação a ser melhor explorado nas relações com o mercado e o público-alvo. “Ao mesmo tempo em que as empresas estão preocupadas com o relacionamento com os seus públicos, poucas estão fazendo monitoramento do meio online”, diz Patrícia.

De fato, a pesquisa aponta que 80% das empresas se preocupam, principalmente, com a valorização da marca em suas ações de comunicação na internet. No entanto, apenas um terço dos respondentes indica realizar um monitoramento de riscos associados à imagem da empresa.

“As mídias sociais alteram drasticamente a maneira como os agentes de comunicação e os consumidores podem interferir na reputação de uma empresa. O desafio para as empresas é entender a complexidade do novo consumidor social. Relacionamento social com consumidores é muito mais do que atender à demanda de forma reativa ou confeccionar produtos e serviços customizados”, reforça Patrícia.

Além disso, a pesquisa mostra que o varejo tradicional vem dividindo cada vez mais espaço com meios alternativos de venda. Segundo a pesquisa, o comércio online já apresenta importante contribuição para os resultados das empresas, sendo responsável por 6% do faturamento total obtido pelas entidades da amostra.

Segundo estimativas dos respondentes, o canal online apresenta grande potencial de crescimento e deve ganhar espaço nos próximos 12 meses, passando a compor 8% dos resultados das empresas.

Isso evidencia que as empresas do País se encontram em linha com o perfil global de utilização de canais ou de multicanais de venda. “O Brasil acompanha de perto uma tendência mundial de desenvolvimento e crescimento das relações online, tanto em meios de comunicação quanto em ambientes corporativos”, completa Patricia.

Sobre a Deloitte

A Deloitte oferece serviços nas áreas de Auditoria, Consultoria Tributária, Consultoria em Gestão de Riscos Empresariais, Corporate Finance, Consultoria Empresarial, Outsourcing, Consultoria em Capital Humano e Consultoria Atuarial para clientes dos mais diversos setores. Com uma rede global de firmas-membro em 140 países, a Deloitte reúne habilidades excepcionais e um profundo conhecimento local para ajudar seus clientes a alcançar o melhor desempenho, qualquer que seja o seu segmento ou região de atuação.

No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado e seus mais de 3.600 profissionais são reconhecidos pela integridade, competência e habilidade em transformar seus conhecimentos em soluções para seus clientes. Suas operações cobrem todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

A Deloitte refere-se a uma ou mais Deloitte Touche Tohmatsu, uma verein (associação) estabelecida na Suíça, e sua rede de firmas-membro, sendo cada uma delas uma entidade independente e legalmente separada. Acessewww.deloitte.com/about para a descrição detalhada da estrutura legal da Deloitte Touche Tohmatsu e de suas firmas-membro.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]