ONU celebra diversidade no Dia Mundial do Turismo

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Neste ano, Gana é o país que sedia a data, comemorada neste domingo, 27 de setembro de 2009; apesar da crise, setor espera atingir recuperação no segundo semestre deste ano.
As Nações Unidas comemoram neste domingo o Dia Mundial do Turismo, com o tema “Celebrando a Diversidade”. Por decisão da Assembleia Geral, o Gana, na África, foi o país eleito para sediar as atividades que marcam a data.

Em comunicado para comemorar o dia, a Organização Mundial do Turismo, OMT, destaca que enquanto líderes mundiais buscam resolver os desafios da mudança climática e da crise econômica, a diversidade continua a guiar o setor.

Segundo a agência da ONU, o turismo continua proporcionando cooperação internacional e garantindo o desenvolvimento sustentável.

Comitê

O representante para a África da OMT, Hélder Tomas, disse à Rádio ONU, de Acra, no Gana, que a agência criou um comitê para recuperar o setor dos efeitos da crise que atinge a economia mundial.

“A OMT não está alheia à crise financeira que afeta o setor do turismo e neste sentido, criou o que chamamos de Comitê de Recuperação do Turismo. É um comitê composto por representantes dos estados-membros da OMT, por especialiastas em turismo, por representantes do setor privado, portanto, é o grupo que de alguma maneira está fazendo os segmentos dos impactos que a crise está tendo atualmente no turismo”, explicou.

30 Anos

Segundo Helder Tomas, o setor apresentou queda de 8% no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2008. O representante da OMT diz que a agência da ONU está confiante de uma recuperação neste segundo semestre.

Criado há 30 anos, o Dia Mundial do Turismo busca conscientizar a comunidade internacional sobre a importância do setor e o seu valor cultural, político, econômico e social.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]