Mundo lembra 70 anos do início da 2ª Guerra Mundial

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

As Nações Unidas relembram, nesta terça-feira, em Gdansk, na Polônia, os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial, que matou cerca de 55 milhões de pessoas em todo o mundo.

A data tem um significado especial para a ONU, que foi criada no final do conflito, em 1945, com o objetivo de prevenir, através da diplomacia, o ressurgimentos dos horrores ocorridos durante a guerra.

Preservar a paz

O evento também foi comemorado em Genebra, na Suíça, sede da antiga Liga das Nações, que precedeu a ONU.

O diretor-geral do Escritório das Nações Unidas na cidade, Sergei Ordzhonikidze, disse que a ONU nasceu das cinzas da Segunda Guerra Mundial para prevenir terrores como aquele, e que o maior objetivo da organização é preservar futuras gerações do flagelo da guerra.

Ele lembrou que princípios básicos das leis internacionais, como a resolução pacífica de disputas e a proteção dos direitos humanos, são consequências da Segunda Guerra Mundial.

Desarmamento

Ordzhonikidze destacou que o trabalho da ONU deve continuar na busca do desarmamento nuclear, da não-proliferação de armas, da defesa dos direitos humanos, da paz e do desenvolvimento.

Mais de 20 chefes de Estado prestaram homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial em Gdansk, incluindo a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro russo Vladimir Putin.

 *Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115124 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.