Morte de Mayra Landim consterna Lauro de Freitas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jornal Grande Bahia, informação com opinião e em defesa da Ecologia Integral.

A Prefeitura de Lauro de Freitas decretou luto oficial de dois dias pela morte de Mayra Landim Ricci. Muito querida no município, onde foi servidora municipal e implantou o Orçamento Participativo, Mayra morreu jovem, aos 45 anos, vítima de infarto, na madrugada desta quinta-feira. O corpo está sendo velado no Jardim da Saudade e será sepultado amanhã (25/09/2009), às 17h. Ela era casada com o jornalista Araken Gomes e mãe de Morena, 20 anos, e Nara, 11.

A morte de Mayra causou profunda consternação em Lauro de Freitas. Como coordenadora do OP, fincou as bases do programa que é a marca da gestão municipal, experiência que trouxe da Prefeitura de Alagoinhas, onde também atuou, e traduzia agora para o mundo acadêmico em doutorado na Espanha. Profissional dedicada, pesquisadora incansável das relações sociais na esfera pública, Mayra ocupava atualmente a Chefia de Gabinete da Secretaria Estadual de Relações Institucionais, a convite do governador Jaques Wagner.

A prefeita Moema Gramacho fala de Mayra com carinho. “Uma pessoa linda em todos os aspectos, competente, amiga, companheira que muito nos ajudou a inaugurar o Orçamento Participativo em Lauro de Freitas e o abraçou com compromisso e a dedicação que era um traço muito dela em tudo o que fazia. Difícil compreender isso, a não ser que Deus queira um presente. Mayra é um presente pra Deus”. O secretário chefe de Gabinete, Aliomar Eloy destaca que “o governador Jaqques Wagner perde uma das mulheres mais notáveis de seu governo”.

Conselheiros do OP e moradores do município que começaram a entender a participação popular pelas mãos de Mayra também lamentam. “Pessoa extremamente inteligente, habilidosa no trato com as pessoas, valorizava o indivíduo, com as suas qualidades. Mayra dava espaço para as pessoas se sentirem bem. Dela fica o exemplo do trato com as coisas públicas e a valorização do coletivo. Um ser humano fantástico”, define Roberto Abenhusen, morador e conselheiro do OP 2005.

Apaixonada pela participação popular, Mayra aprofundou suas pesquisas com o OP do município, mas o encanto era antigo, como lembra o ex-prefeito de Alagoinhas, Joseildo Ramos. “Conheci Mayra por indicação do companheiro Zilton Rocha. Ela me foi apresentada como alguém que queria conhecer o Orçamento Participativo de Alagoinhas. A sua forma de lidar com as pessoas e sua obstinação me chamaram a atenção. Mas, apesar de obstinada, Mayra era uma pessoa meiga, doce, envolvente. Ela sempre foi militante, sonhadora e preocupada com o bem estar de todos, sem distinção. São marcas que ela vai deixar para sempre”.

Depoimentos

“Mayra estará sempre em nossa memória e em nosso coração. Linda, ficou como exemplo de pessoa comprometida com o fortalecimento da democracia, especialmente em Lauro de Freitas, onde, com muita competência, coordenou os primeiros passos do nosso Orçamento Participativo”.
Maria de Lourdes Lobo, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania.

“Este é, sem sombra de dúvidas, um dia muito triste para mim! Ao longo desta minha caminhada, conheci poucas pessoas, com a energia, o comprometimento e a alegria tão estampada no rosto como Mayra. Seu jeito carinhoso de lidar não apenas com os colegas, mas, principalmente com a população, foram elementos fundamentais para o êxito do nosso principal programa de governo: o Orçamento Participativo. Fará muita falta a todos que a conheceram e aprenderam a amá-la”.
Ápio Vinagre, secretário municipal de Governo.

“Quero lembrar dela pela sua alegria contagiante, pelo seu olhar de pirilampo, pelo som de voz alegre. Ela deixa muitos amigos e vai brilhar com as estrelas junto a Deus”. Marcelo Cerqueira, diretor do CTA/SAE de Lauro de Freitas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123352 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.