Laje: Bahia vai sediar primeira Indústria de amido modificado

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Bahia vai sediar primeira Indústria de amido modificado.
Bahia vai sediar primeira Indústria de amido modificado.

A Bahia vai sediar a primeira fábrica do Nordeste de processamento da mandioca, para produção de amido modificado, subproduto com maior valor agregado e que serve de matéria-prima para indústria petroquímica, de alimentos e de celulose. O empreendimento, de referência também no Brasil e com capacidade de processamento de 200 toneladas por dia, terá sede no município de Laje e envolverá, de forma direta e indireta, três mil pequenos produtores de oito municípios da região do Vale do Jiquiriçá.

Para garantir suprimento financeiro, treinamentos, apoio decisivo à pesquisa e à extensão rural e a articulação para importantes parcerias, foi assinado na tarde de hoje (17/09/2009), na Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), um Protocolo de Intenções. A expectativa é de que ainda nesse ano haja a preparação do solo e que, em Janeiro, seja iniciado o plantio nas áreas. Em um ano e meio, a fábrica deverá estar funcionamento.

O termo de compromisso foi firmado entre o órgão estadual, representado pelo então secretário da Agricultura Roberto Muniz, a Cooperativa dos Produtores de Amido Modificado de Mandioca do Estado da Bahia (Coopamido), responsável em gerir o empreendimento e a empresa Bahiamido S/A. Também esteve presente no ato o prefeito de Laje, Luis Hamilton.

“Além de colocar à disposição os técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Seagri se propõe à agilização dos processos de licença ambiental necessários para a implantação do projeto, através da Comissão Técnica de Gestão Ambiental (CTGA) que já opera no órgão, passando todas as orientações necessárias e dando celeridade aos mesmos”, declarou Muniz.

Para o representante da Coopamido, Jorge Guimarães, o diferencial do projeto está no apoio às Unidades Famílias. “O objetivo é fazer com que esses pequenos proprietários melhorem sua renda, de forma constante, e migrem para a classe média”, declarou. Os agricultores, enquanto cooperados, terão participação nos lucros da indústria.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108855 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]jornalgrandebahia.com.br.