Jovens oriundos da zona rural, debatem políticas públicas durante Semana da Juventude

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Jovens oriundos da zona rural, debatem políticas públicas durante Semana da Juventude.
Jovens oriundos da zona rural, debatem políticas públicas durante Semana da Juventude.

Em seminário, a vereadora Leninha (PT) destacou que a juventude é prioridade nas agendas políticas dos governos Lula e Wagner.

Comemorando a semana da juventude, aconteceu nos dias 11 e 12 de abril de 2009(sexta e sábado), no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valente (Straf Valente), o seminário “Políticas Públicas para Juventude” promovido pelo Coletivo Municipal de Jovens Rurais (CMJRV), com objetivo de debater e sistematizar as várias propostas vindas das comunidades e teve o apoio da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (Cese).

Participaram da mesa de abertura Claudionor Aquino, presidente do STRAF Valente, a coordenadora do CMJRV, Juvanda Gomes, a diretora do departamento de educação do campo, Marília Dias, a diretora da Fundação Apaeb, Maria Rita, diretor da Apaeb, José dos Santos e representando o Poder Legislativo local, a vereadora Leninha (PT).

O seminário envolveu aproximadamente 80 jovens lideranças e foi a culminância de um processo de mais de 30 reuniões comunitárias para levantamento das demandas sociais da juventude rural. “Depois de uma longa jornada de visitas às comunidades mobilizando e debatendo com os jovens, chegamos a esse momento importante de definição das prioridades temáticas para negociação com o poder público local”, pontuou a coordenadora do CMJRV, Juvanda Gomes.

Oportunidades juvenis na região de qualificação profissional, de comercialização e organização da produção, foram algumas das mesas temáticas que foram abordadas pelos técnicos: Allan, coordenador do projeto Brauna (Fatres), Oziris, coordenador da carteira de crédito rural que opera o Pronaf (Banco do Brasil) e Aldo Araújo, coordenador do PAA (CONAB) sob a coordenação de Marília Dias, Erisvaldo Santiago e Roberval Aquino.

Entre outras coisas, os jovens tomaram conhecimento da existência em São Domingos que fica a 12 km do município, do Centro Estadual de Formação Profissional do Semiárido, que além de oferecer cursos regulares de nível médio profissionalizante (04 anos), também disponibiliza outras formações voltadas para qualificação profissional de menor tempo: seis meses ou um ano. A Escola de Ciências que está sendo implantada em Serrinha numa parceria do Governo do Estado e o neurocientista Miguel Nicolelis também foi outra oportunidade amplamente discutida. Devido ao grande entusiasmo manifestado em conhecer o centro estadual, a direção do Straf Valente ficou de providenciar um ônibus para os jovens visitarem as instalações para saberem mais a respeito.

“Diferente do tempo da minha geração que sequer teve oportunidade de acesso à educação, a juventude de agora vive outro momento. Primeiro porque organizada e com clareza da sua identidade e mais que isso, sabendo muito bem quais são as suas demandas sociais. Segundo porque a entidades sociais e de apoio passaram a trabalhar com os jovens. Terceiro porque a juventude tornou-se agenda política prioritária dos governos Lula e Wagner, com políticas públicas para juventude. O desafio agora é fazer com que essas conquistas também ocorram nos municípios, a exemplo de Valente”, apontou a vereadora Leninha que é presidente da Comissão de Educação, Saúde, Obras e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores.

Mas o que pensa o jovem a respeito? “A gente que vive na zona rural, apesar do avanço tecnológico, fica por fora de muita coisa que está acontecendo na região que pode contribuir na mudança da vida dos jovens. Graças a essa iniciativa do CMJRV, hoje eu saio daqui sabendo muito coisa. Agora, chegando na comunidade, eu vou contar pros meus pais e irmãos, amigos e outros jovens do grupo tudo que aprendi nesse seminário”, assinalou Iolanda que é coordenadora do grupo de jovens da comunidade de Santa Rita de Cássia.

Próximos passos – Dando continuidade às reuniões comunitárias e ao seminário municipal, o CMJRV ainda vai realizar mais duas atividades de negociação das propostas juvenis (educação – cursinho pré-vestibular; saúde-programa de orientação e prevenção às ITS/DST, gravidez na adolescência e AIDS; esporte-torneio com várias modalidades esportivas (futebol e boleado, dominó e dama, baralho etc.); cultura-teatro, dança, poesia, bibliotecas comunitárias, festival de cultura; geração de trabalho e renda-curso de qualificação profissional e programa de estágio no setor público etc.) que foram sistematizadas.

A primeira atividade – audiências públicas com secretárias municipais e com prefeito – pretende abrir um diálogo de negociação das prioridades propostas pelos jovens nas comunidades e definidas no seminário. Junto à Câmara de Vereadores, atividade que deverá por fim às comemorações da semana da juventude no município, haverá uma sessão especial para debater a realidade dos jovens rurais e fazer a apresentação aos parlamentares das propostas, com objetivo que as mesmas possam ser priorizadas nos instrumentos de planejamento municipal que estão tramitando: a lei orçamentária e o plano plurianual.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108872 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]