Itamaraty inaugura sede regional em Salvador

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Diante da atual projeção internacional da Bahia, o Itamaraty inaugura, este mês, seu escritório de representação regional (ERA Bahia) em Salvador. A sede, localizada na Fundação Luis Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (Cab), recebeu, nesta terça-feira (08/09/2009), a visita do ministro do Itamaraty, Douglas de Vasconcellos, que estará à frente das atividades da nova repartição, ligada ao Ministério de Relações Exteriores.

Vasconcellos afirma que o motivo principal da instalação do escritório na capital baiana é, sobretudo, a intensa agenda internacional do Estado. Nesse sentido, o ERA Bahia visa atuar como um facilitador de diálogos entre representantes governamentais, empresariado local e estrangeiro, nas questões relevantes à política internacional. “A prioridade, no caso da Bahia, é facilitar esse enlace, essa interface com agências, com instituições”, disse o ministro. Para ele, isto é, facilitar a identificação de interlocutores como exportadores, câmaras de comércio, juntas comerciais e centros acadêmicos, cada um na sua área de competência, para daí originar ações internacionais que revertam em benefícios ao estado e à região.

Com este, o Itamaraty soma oito escritórios de representação regional no Brasil e o segundo no Nordeste, com vistas a ampliar as possibilidades de inserção internacional do Estado. “Recorrendo à literatura, eu soube que a Bahia foi considerada pela International Congress and Convetions Association o terceiro polo mundial a sediar eventos internacionais, a frente de Miami e Moscou, cidades importantes. Isso para mim foi uma surpresa e uma prova do peso mundial da Bahia”, comentou Vasconcellos.

A estrutura física do novo escritório já está pronta e o processo de instalação do Itamaraty conta com o apoio do Governo do Estado. “A inauguração do escritório de representação do Itamaraty na Bahia é o reconhecimento da ação positiva que o governador Jaques Wagner vem realizando neste mandato, com o intuito de consolidar a Bahia como um importante destino para os investimentos internacionais”, destacou o chefe de Gabinete, Fernando Schmidt.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115091 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.