I Dia da Mancha alerta sobre incidência de hanseníase

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.


No ano passado foram registrados 137 casos de hanseníase em Feira de Santana e até julho deste ano já houve 117 ocorrências. Os dados servem de referência para o I Dia da Mancha, evento que alunos do 8º semestre do curso de Enfermagem da FTC Feira estarão promovendo nesta quarta-feira (02), das 8 às 16 horas, no bairro Eucaliptos, uma das áreas de maior incidência da doença.

O objetivo do evento é fazer um levantamento dos casos de hanseníase e outras doenças de pele no Eucaliptos e bairros próximos, a exemplo do Tomba. A escolha do local se deu em razão do registro de cinco novas ocorrências nos últimos seis meses. Além do trabalho de identificação da doença, haverá atividades recreativas, como a apresentação de teatro de fantoche, com a participação do Corpo de Bombeiros.

O I Dia da Mancha é organizado pelos enfermeirandos Ruan Abreu da Silva, Tamilis de Jesus Almeida e Thyale Maria Bacelar Quiroz, que cumprem estágio na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) do Eucaliptos. Para viabilizar as ações, eles contam com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, e do Centro Especializado de Controle de Hanseníase.

Os estudantes destacam que a hanseníase é uma doença infecto-contagiosa de evolução lenta, que se manifesta através de sintomas dermato-neurológicos, com lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente pés e mãos. A doença é causada por um parasita intracelular (Mycobacterium leprae), transmitido pelo homem. O contágio acontece através de uma pessoa portadora do bacilo que não é tratada.

*Com informação de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus – Assessoria FTC/FSA.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]