Grupo de balé de Juazeiro apresenta espetáculo socioeducativo em Senhor do Bonfim

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
Grupo de balé de Juazeiro apresenta espetáculo socioeducativo em Senhor do Bonfim.
Grupo de balé de Juazeiro apresenta espetáculo socioeducativo em Senhor do Bonfim.

‘Acerte o Passo no Compasso’. Este é o tema do espetáculo  que será apresentado no Centro Cultural Ceciliano Ramos, no próximo dia 03 de outubro de 2009, em Bonfim, pelo grupo de balé Geraldo Pontes, da cidade de Juazeiro.  A mostra  contará com as performances de 15 bailarinas, com idades entre 3 e 17 anos que, com técnica e graça, vão mostrar a importância  socioeducativa na dança do equilibro entre o movimento e o ritmo. Uma hora de show  que incluirá números de flamenco, dança do ventre, balés clássico e contemporâneo. A programação  começa pontualmente às 20:00 h.

Além de divulgar a cultura produzida na região, o espetáculo objetiva disseminar a força que a arte – e por tabela, a música e a dança podem exercer na formação de crianças e adolescentes, por se tratar de uma atividade ritualística e ancorada no compasso. “A  dança exige coordenação motora e desenvolve a capacidade de socialização. Em um grupo de jovens que dança e se diverte coletivamente, cria-se uma atmosfera de trabalho muito boa”, afirma o coordenador do balé, Geraldo Pontes, formado  pela UFBA em balé clássico  há 30 anos.

 Arte: elemento de transformação

Geraldo considera uma pena que muita gente interrompa o trabalho com arte na adolescência, em parte porque muitas escolas focam só no vestibular e vêem a atividade como supérflua. “O adolescente vive uma fase muito rica, de crise, de transformação. A arte, através da música, da dança e de outras linguagens, podem ajudar a dar sentido ao que eles pensam e sentem.”

Para o bailarino, que também é formado em Pedagogia pela Uneb, mesmo colégios para crianças menores acabam deixando a arte em segundo plano. “Mas acredito plenamente que vale a pena. Por meio da arte, a criança aprende a trabalhar melhor em sociedade, a ser curiosa, ganha auto-estima. Não é perda de tempo”, garante.

Turnê regional

Além de Bonfim,  cidades como Curaça, Petrolina e Sobradinho terão a oportunidade de conferir, breve, o trabalho do balé Juazeirense, que foi já foi sucesso público em Paulo Afonso e Bom Jesus da Lapa. A abertura de Acerte o Passo no Compasso será com a apresentação do Cisne Negro, do compositor Sains Sean, seguido de outros clássicos

Para quem comprar os ingressos antecipados, o preço será especial:  R$ 5,00. Eles podem ser adquiridos no salão de cabeleireiras Flor de Lis e, no centro Centro Cultural Ceciliano Ramos. No dia da apresentação, o ingresso custará 10,00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 9121-7416.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113732 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]