Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 21 de setembro de 2009

Antônio José Larangeira.Antônio José Larangeira.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) vai oferecer cursos de graduação em acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), inclusive o de Direito, que já tem projeto em elaboração. Oassunto será um dos temas abordados durante o 15º Encontro Estadual das Educadoras e Educadores do MST, que acontece no campus universitário entre 24 e 27 de setembro de 2009, com a participação de representantes de universidades e de instituições de diversos estados brasileiros e de João Pedro Stédile, um dos coordenadores nacionais do MST. É bom lembrar de que os membros do MST têm realizado, em Cuba e Venezuela, graduações como Medicina, Artes Cênicas, Veterinária e Agroecologia.

Gripe A

De julho até agora, Feira de Santana já teve 11 casos confirmados de gripe A, porém todos eles sem gravidade e, a esta altura, sem riscos de transmissão. A Secretaria Municipal da Saúde continua com uma monitoração constante de todos os pacientes que aparecem com suspeita da doença, enviando coletas para exames laboratoriais no Lacen, em Salvador.  O secretário municipal da saúde, João Carlos Cavalcante, frisa que o último caso confirmado é datado de 5 de agosto, ou seja, há mais de um mês, o que deixa bem caracterizado que não há mais qualquer risco de que a vítima possa contribuir com a proliferação da doença. A Vigilância Epidemiológica tem sido atuante no sentido de identificar suspeitas, fazer o acompanhamento, monitorar a possível vítima e a família, e providenciar a coleta para o exame”, afirma o secretário.

Vestibular

Os candidatos aprovados no vestibular 2010.1 da FTC Feira, que acontece no próximo dia 27, serão contemplados com uma série de vantagens. A começar pelo desconto de 50% para os alunos que concluíram o segundo grau em escola pública. Também terão descontos, que variam de 20 a 90%, os estudantes selecionados nas cinco primeiras classificações. Outra novidade é que todos os alunos poderão escolher até quatro disciplinas de outros cursos que acharem interessantes, como atividade complementar, sem nenhum custo adicional.  Para esse processo seletivo a FTC oferece vagas para os cursos de Administração, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Enfermagem e Medicina Veterinária.

Posse

Nova Mesa do TRT,  irá tomar posse no próximo dia 5 de novembro deste ano com mandato de dois  anos e que ficou assim constituída: Presidente – Desª Ana Lúcia da Silva, Vice Presidente – Des. Raymundo A. C. Pinto, Corregedora – Desª Vânia Chaves, Vice-Corregedora – Desª Delza Karr

Testes

Bioinseticida vem sendo testado com sucesso por uma equipe multidisciplinar dos Departamentos de Farmácia e Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A aplicação desse bioinseticida foi um dos temas do 1º Congresso Internacional de Fibras Naturais, que reúniu especialistas, pesquisadores, produtores e empresários de vários países até sexta-feira (11), no Hotel Pestana, no Rio Vermelho, em Salvador. Realizada em Valente, município da região sisaleira, com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESP) e do Instituto de Desenvolvimento da Região Sisaleira (IDR-Sisal), a pesquisa é coordenada pelo professor Juan Tomás Ayala Osuna, com mestrado em genética vegetal e doutorado em melhoramento genético.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]