
O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, participou, ao lado do governador Jaques Wagner, na Governadoria, da solenidade de criação da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) e da posse do seu titular, o administrador e professor Ney Campello. A criação da secretaria extraordinária e a nomeação do novo secretário aconteceram com base no artigo 33 da Lei 6.074, de 22 de maio de 1991, com alteração inserida pelo artigo 21 da Lei 6.812, de 18 de janeiro de 1995. Os dois instrumentos legais estabelecem que o governador pode prover dois cargos de secretário extraordinário para desempenho de ações temporárias de caráter relevante, não havendo necessidade de encaminhamento de projeto de lei à Assembleia Legislativa.
O ministro dos Esportes, Orlando Silva, cumprimentou o governador pela iniciativa e o povo baiano pela festa realizada durante a partida realizada no Estádio de Pituaçu entre Brasil e Chile, ressaltando que o jogadores e dirigentes da CBF ficaram encantados com a recepção que tiveram em Salvador, com a qualidade das instalações do estádio e os serviços que foram prestados. “Agradecemos o carinho com que os baianos acolheram a Seleção”, disse o ministro.
Ney Campello afirmou que a sua secretaria terá a finalidade de coordenar as ações e projetos preparatórios para a Copa, articulando as diversas secretarias e áreas do governo que serão acionadas para viabilizar o projeto, que tem grande magnitude. “É o maior evento midiático do mundo e, além da competição tão apreciada pelos brasileiros, é uma janela de alavancagem para o desenvolvimento social e econômico com antecipação de investimentos em infraestrutura e criação de um ambiente de negócios, inclusive valorizando ainda mais o destino turístico Salvador”, disse.
Participaram também do evento secretários de estado e os deputados estaduais Álvaro Gomes (PCdoB), Waldenor Pereira (PT) e Eliana Boaventura (PP).