Fruticultores do Vale do São Francisco lançam nesta segunda-feira, 28 de setembro a Safra de Frutas 2009/2010

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Os fruticultores do Vale do São Francisco lançam oficialmente nesta segunda-feira, 28 de setembro de 2009, a Safra de Frutas 2009/2010, com a expectativa de alcançar as marcas de 61 mil toneladas de uva e 78,9 mil toneladas de manga. O lançamento da safra acontece às 14:30 horas na Special Fruit, empresa exportadora de frutas, referência no Estado, que emprega mais de 1,8 mil pessoas em Juazeiro. O ato terá a presença do secretário Roberto Muniz, secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária. À noite, 19 horas no Grande Hotel de Juazeiro, será realizada a cerimônia de fundação do Instituto da Fruta, instância que vai integrar e fortalecer a Câmara Setorial da Fruticultura. Empresários da região, lideranças do setor e agentes financeiros, participam dos eventos.

Para o secretário Roberto Muniz, o lançamento da safra 2009/2010 é um momento dos mais importantes para o setor porque simboliza a recuperação da fruticultura do Vale, gravemente atingida no final do ano passado pela crise na economia mundial. “Juazeiro destaca-se como um dos principais centros de produção e exportação de frutas frescas do País, e o governo está empenhado no desenvolvimento e fortalecimento da região, buscando alternativas para viabilizar a verticalização da cadeia produtiva”, disse ele.

Segundo o presidente da Câmara da Fruticultura de Juazeiro, Ivan Pinto da Costa, a realização da safra tornou-se possível graças à intervenção da Seagri e à determinação do governador Jaques Wagner, do secretário da Agricultura e dos empresários no processo de renegociação dos financiamentos junto ao Banco do Nordeste e ao Banco do Brasil, atuando de forma decisiva para solucionar as dificuldades impostas pela crise financeira mundial. “Em função dessas ações foi possível aumentar o desempenho da fruticultura nordestina, possibilitando a manutenção de inúmeros postos de trabalho, diretos e indiretos”, disse.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108765 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]