Feira – CMFS | Vereador critica SAMU, Música Gospel, REDA do estado, centros comerciais. Veja o que foi debatido hoje na Câmara Municipal

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Governo do Estado convoca servidores do Reda, afirma Ribeiro 

O vereador Antônio Francisco Neto, o Ribeiro (DEM), hoje (28/09/2009), em seu discurso proferido na sessão da Casa da Cidadania, no horário do pequeno expediente, informou que o Governo do Estado, a partir de hoje, está convocando 7,8 mil servidores para fazerem o recadastramento no Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), em 409 cidades.

Ribeiro lembrou que este sistema de contrato foi bastante criticado no governo passado pelos políticos de oposição, sobretudo, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Quando estão na oposição o discurso dos petistas é um, porém, quando eles assumem o governo as declarações são contraditórias e a postura é outra”.

Em aparte, o vereador José Sebastião (PRTB), insinuou que a convocação dos funcionários do Reda pode ser uma manobra política, em virtude da aproximação das eleições de 2010.

Na oportunidade, o vereador petista Ângelo Almeida defendeu o governo Wagner, afirmando que “a contratação do Reda hoje é feita através de concurso, ao contrário do governo de Paulo Souto que contratava, mediante indicação política”.

Vereador critica atendimento do SAMU

O vereador Frei Cal (PMDB), hoje (28), em seu pronunciamento na sessão da Câmara Municipal, criticou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), relatando um óbito que, segundo ele, poderia ser evitado, caso o Samu prestasse o socorro. O vereador se referiu ao assassinato do jovem Philipe Souza Mascarenhas, 18 anos, ocorrido no último dia 23, na Avenida João Durval, próximo a Igreja Nossa Senhora de Fátima.

De acordo com Frei Cal, ele e alguns moradores da redondeza fizeram várias ligações para o órgão de saúde, visando salvar a vida de Philipe, que permaneceu vivo no local entre 15 a 20 minutos, após ser atingido por um tiro nas costas.  O vereador contou que o atendente do Samu disse que só poderia prestar o atendimento se a Polícia Militar estivesse presente. “Esta é uma situação muito grave. Eu gostaria de saber quais são os critérios adotados pela Samu para prestar um socorro?”, questionou.

Em aparte, o líder da bancada governista, vereador Justiniano França (DEM), se prontificou a ir junto com o vereador Frei Cal na Secretaria Municipal de Saúde para buscar esclarecimentos sobre o atendimento do Samu.

Parque de exposição terá um dia dedicado à música gospel, diz Tom

O vereador Ewerton Carneiro, o Tom ((PTN), hoje (28), informou que o Parque de Exposição João Martins da Silva, a partir do ano de 2010, na Expofeira, terá um dia dedicado à música gospel. Para Tom, essa atitude do prefeito Tarcízio Pimenta contemplará muitos evangélicos que vivem e visitam a cidade. “Quero parabenizar o prefeito porque atende mais uma vez uma solicitação do ‘povo de Jesus’ em Feira de Santana”.

Na oportunidade, o vereador Frei Cal (PMDB), disse que ficará atento as contratações das bandas gospel na Expofeira. Segundo o edil, o estilo gospel contempla todas as religiões que segue o Cristianismo. Para ele, a programação da Expofeira tem que favorecer bandas católicas e evangélicas.

Shoppings e outros grandes centros comerciais podem ter que disponibilizar atendimento médico a clientes e funcionários 

Shoppings centers com capacidade superior a 50 lojas e outros centros comerciais de grande porte, a exemplo dos hipermercados, terão que instalar, em suas dependências, de um departamento médico, em condições de prestar gratuitamente atendimento de primeiros socorros ao seu público visitante e aos funcionários, inclusive ambulâncias para o transporte de portadores de casos mais graves.

Projeto de lei com essa finalidade foi aprovado hoje (28), em primeira votação pela Câmara Municipal. Ainda terá que obter aprovação em segunda e última discussão, que deve ocorrer na sessão desta terça-feira. Para tornar-se lei, após as duas votações no Legislativo terá que ser sancionado pelo Executivo.

O autor do projeto, o vereador David Neto, afirmou que freqüentemente clientes e funcionários de lojas, em grandes centros comerciais, sofrem mau súbito e têm dificuldade para ser medicado com a urgência necessária. “O SAMU às vezes demora para enviar seu socorro, expondo o paciente a sérios riscos”, argumenta. Com um serviço médico no local, o primeiro atendimento será prestado imediatamente, acrescentou o vereador.

O vereador Justiniano França, líder da bancada governista, opinou, durante a discussão da matéria, que a exigência da ambulância poderia ser excluída. No entanto, o plenário- com o voto do próprio Justiniano – decidiu aprovar o projeto em sua versão original por unanimidade.

Tourinho questiona sobre como a Câmara vai se posicionar em relação à PEC dos Vereadores 

O vereador Roberto Tourinho declarou-se favorável, na sessão de hoje (28) da Câmara, à Proposta de Emenda Constitucional aprovada pelo Congresso Nacional, recentemente, aumentando o número de vereadores conforme a população dos municípios. Feira de Santana, com quase 600 mil habitantes, deverá contar com mais quatro novos vereadores, passando a ter uma composição de 25 parlamentares.

“Quero dizer que apóio esta PEC. Acho que cidades de grande porte podem ter um número maior de legisladores. Isto irá democratizar ainda mais o processo eleitoral e a representatividade do povo, nas câmaras municipais”, disse o vereador.

Ele chamou a atenção do presidente da Câmara, Antônio Carlos Ataíde, para o fato de que, em alguns estados brasileiros, a exemplo de Goiás, as câmaras municipais estão empossando os novos vereadores, de acordo com os números previstos na PEC. E questionou à Mesa Diretora sobre qual será o procedimento em Feira de Santana. “Em algum momento, teremos de discutir esse assunto”, observa.

O presidente Antônio Carlos Ataíde afirmou que, uma vez havendo pedido oficial de algum partido, pela posse de novos vereadores, a proposta vai ser apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça e também pelo Departamento Jurídico da Casa. Além disso, ele encaminhará o assunto para análise do Tribunal Regional Eleitoral.

Definidos ex-vereadores que serão homenageados com a Comenda Dival Machado 

Em discussão  única, foi aprovado na sessão desta segunda-feira (28), projeto de Decreto Legislativo estabelecendo quais os vereadores que vão ser homenageados, este ano, com a Medalha Vereador Dival Figueiredo Machado. A relação foi definida por uma comissão formada pelos vereadores Roberto Tourinho, Gerusa Sampaio e Justiniano França. Oito ex-vereadores foram indicados.

Serão homenageados com a comenda, este ano, os seguintes ex-vereadores: Fábio Lucena, Genésio Serafim, Germano Correia, José Carneiro Rocha, José Moreira Dias, Manoel Oliveira Amorim, Marcos Figueiredo e Nilton Bellas Vieira.

A sessão solene para entrega da outorga já tem dada definida. Conforme decisão da Mesa Diretora da Câmara, o evento acontecerá no dia 1 de outubro, no plenário da Casa da Cidadania.

Vereador Ribeiro protesta sobre falta de água em vários bairros e distritos 

A falta de água na torneira está causando sérios problemas em diversas comunidades de Feira de Santana, não apenas em bairros da sede, mas também em vários distritos. A reclamação está sendo feita pelo vereador Antônio Francisco Neto, que tem recebido queixas da parte de várias pessoas e também acompanhado pelas emissoras de rádio o protesto dos usuários da Embasa.

“Tenho informações de que, na cidade, bairros como Pampalona, Gabriela, Caraíbas e Sítio Matias, entre outros, se encontram enfrentando problema de abastecimento”, disse o vereador. Na zona rural, os distritos de Jaíba, Jaguara, Maria Quitéria e Matinha se encontram em situação semelhante.

O vereador lembra que abastecimento de água é serviço essencial e não pode ser prestado com tamanha irregularidade. “Ninguém vive sem água”, observa. Segundo ele, a Embasa, responsável pelo fornecimento da água, precisa adotar uma providência urgentemente.

A Embasa relata o vereador, envia o recibo com a conta, mas não presta o serviço com regularidade. “A empresa não libera a água, manda a conta e ainda ameaça suspender o fornecimento. Só se for serrar o cano, pois a água já não está caindo mesmo”.

Em sua opinião, é necessário que a Embasa tenha mais cuidado e responsabilidade. “Que procure ao menos dar uma satisfação à comunidade, que está sofrendo com essa situação. Por enquanto, a empresa não se manifestou e está habituada a apresentar as mesmas desculpas: problema na adutora, em Pedra do Cavalo”. Por fim, ele alertou o Governo do Estado deve abrir os olhos, “ou será imensamente prejudicado politicamente, uma vez que as eleições estão vindo aí”.

Luiz Augusto diz que não foi procurado para tratar de desistência da sua candidatura

O vereador Luiz Augusto comentou, na sessão desta segunda-feira (28) da Câmara Municipal, sobre nota do radialista Dilton Coutinho, na edição de hoje do programa “Acorda Cidade”, de que ele poderia vir a desistir da candidatura e apoiar o nome da primeira-dama Graça Pimenta, para a Assembléia Legislativa, ano que vem.

Ao abordar o assunto o radialista Dilton Coutinho afirmou que as negociações estariam sendo dificultadas, pois o “passe” de Luiz Augusto seria muito caro. “Quero dizer que não tenho a intenção de vender minha candidatura. Não fui procurado por ninguém para tratar desse assunto, nem pelo prefeito, nem pela primeira-dama. Todos têm condição de ser candidato e quem define os eleitos é o povo”.

“Meu nome tem crescido. Se estão comentando minha candidatura e fazendo especulações, é porque estou incomodando”, disse o vereador, em discurso na Câmara. Ele lembra que, na sua primeira eleição, chegou a receber um DA para desistir de sua candidatura a vereador. “Não aceitei. E fui eleito. Sou pré-candidato do partido. Não vou ouvir conversa de ninguém”.

De acordo com o vereador, com o aumento do número de eleitores no município – Feira deverá contar mais de 400 mil eleitores no próximo pleito – haverá a possibilidade de que se possam eleger seis ou sete deputados estaduais.

O vereador declarou que já comunicou às principais lideranças do seu partido, o Democratas, a sua intenção de disputar uma vaga na AL. “O presidente estadual do DEM, o ex-governador Paulo Souto, o presidente regional, ex-prefeito José Ronaldo, o prefeito Tarcízio Pimenta e o deputado federal ACM Neto têm conhecimento da minha vontade de representar o partido nas próximas eleições para a Assembléia Legislativa”, afirmou.

Luiz Augusto entende que o partido necessita de novas alternativas para representá-lo em outras esferas do Legislativo, pois sofreu desfalques, com a possível desistência da candidatura do deputado Fernando de Fabinho e do deputado Jairo Carneiro, “que passou para o outro lado”.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106596 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]