Especial: Ciência sem limites?

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Transgênicos, experimentos com células-tronco, comercialização de patrimônio genético, efeitos das tecnologias energéticas sobre o clima global, técnicas medicinais controversas, criação de buracos negros e matéria escura em laboratório…

O clamor por uma ciência sem barreiras cresce na mesma medida em que os limites entre pesquisa e negócios se tornam cada vez mais difusos.

A ciência deve estar além de qualquer consideração ética ou de risco? Ela preenche o vácuo deixado pelas religiões? Sua razão de ser é realizar tudo o que é possível, ou o apenas o que seja necessário à humanidade?

Uma seleção de nossos artigos sobre ciência e suas – eventuais – fronteiras.

Biologia sintética é movida pelo sonho de ser Deus

Os biólogos analisaram e decodificaram os seres vivos. Agora sua meta é recompor as partes e recombiná-las. Alguns já fantasiam sobre a possibilidade de criar vida artificial: um sonho controvertido. (08.08.2009)

Dada a partida para Ano Internacional da Astronomia

Da luneta de Galileu à descoberta da matéria escura, a ciência caminhou a passos largos nos últimos quatro séculos. Os telescópios atuais já rompem a barreira do visível. Para alguns cientistas, estamos apenas no início. (20.01.2009)

À procura da chave científica para a religião

Livro de jornalista científico examina aspectos da pesquisa sobre a fé, da antropologia à neuroteologia. Para que ela serve? Provado está seu aspecto genético. E que os religiosos se reproduzem mais. (15.10.2008)

Empresa alemã revoluciona tratamento do mal de Alzheimer

Após descobrir nova terapia para o diabetes 2, a firma Probiodrug anuncia método inédito contra a forma mais usual de demência senil, permitindo literalmente cortar o mal pela raiz. (29.09.2008)

“Cientistas não visam colocar o mundo em perigo”

Experimento com acelerador de partículas LHC desencadeou temores que incluem até a destruição do planeta. Nobel de Física Frank Wilczek, ao contrário, antecipa época áurea da ciência. Entrevista exclusiva da DW.WORLD.DE. (10.09.2008)

Acelerador de partículas gigante começa a funcionar na Suíça

O LHC (Large Hadron Collider) tem um circuito de 27 quilômetros e seu fim é reproduzir o Big Bang. Uma chance sem precedentes para a ciência. Mas há quem tema o fim do planeta. (09.09.2008)

“Buracos negros podem devorar a Terra”

Entrevista exclusiva com o cientista Otto Rössler, que adverte contra possíveis conseqüências destrutivas da atividade do LHC, o maior acelerador de partículas já construído. (09.09.2008)

“Genética nem sempre é bem compreendida”

Comida geneticamente manipulada, bebê de proveta, higiene racial – a genética evoca sensações negativas. Presidente da Federação Mundial de Genética (IGF) comenta, em entrevista, possibilidades e problemas da sua área. (02.08.2008)

Faltam pesquisas sobre impactos da mudança climática no Brasil

Relatório do clima divulgado pela ONU projeta futuro sombrio para a Terra. Em entrevista à DW-WORLD.DE, Carlos Nobre, pesquisador do Inpe e membro do IPCC, fala sobre conseqüências do aquecimento global para a Amazônia. (17.11.2007)

Hildegard von Bingen: a mulher que uniu o céu e a terra

Mística, teóloga, escritora de livros de medicina natural e compositora. O Dia Internacional da Mulher é a data ideal para relembrar uma das personagens femininas mais interessantes da Idade Média. (08.03.2008)

Parlamento alemão debate lei que regulamenta pesquisa com células-tronco

Alguns cientistas e políticos alemães consideram ultrapassada a lei que restringe o uso de células-tronco embrionárias na pesquisa científica, mas opositores de uma reforma da lei temem abuso de embriões humanos. (13.02.2008)

Proposta de misturar ciência e religião indigna políticos alemães

Política democrata-cristã gera indignação ao sugerir que se aborde doutrina bíblica da criação na aula de biologia. (08.07.2007)

Opinião: O planeta está sendo comercializado

O G8 continua as negociações para a atualização das leis de proteção intelectual. Entretanto, Vandana Shiva acredita que essas mudanças vão apenas impor monopólios e violações de patentes em favor das corporações. (24.05.2007)

Freud, a religião e a memória cultural

Em entrevista à DW-WORLD, o teórico da cultura Jan Assmann fala das relações ambíguas de Freud com a religião e aponta a “cegueira” do pai da psicanálise frente à “memória cultural”. (04.04.2006)

Para além da compreensão

Livro aborda vantagens de se aceitar a incompreensão como algo inevitável e insolúvel. (27.01.2006)

“Não podemos nos isolar do conhecimento”

O que é feito da dignidade humana, na era da engenharia genética? É possível saber “demais”? A DW-WORLD conversou com Wolfgang van den Daele, do Conselho de Ética da Alemanha. (09.12.2005)

“Nas ciências o bom Deus fica de fora”

Existe um ‘livre-arbítrio’, ou o homem pensa e Deus dispõe? O psicólogo e perito em cognição Wolfgang Prinz defende a razão humana. Nosso cérebro é bem mais do que um circuito automático de sinapses. (02.12.2005)

Teologia e ciência se complementam

“Os cientistas têm que admitir que necessitam de uma fé, para reconhecer relações fora do mundo observável”, afirma o teólogo Hans Schwarz, num ensaio para a DW-WORLD. (25.11.2005)

“De que serve uma teoria se não é comprovável?”

Tudo é relativo na física quântica. Estamos precisando de uma nova concepção do mundo? O físico Gert-Ludwig Ingold explica por que, na busca de “fórmulas do mundo”, nada substitui o observar, medir e descrever. (18.11.2005)

“O espaço para Deus fica cada vez menor”

Big bang, buracos negros, “energia escura”, Günter G. Hasinger, um dos papas da astronomia de raios X, explica, em entrevista à DW-WORLD, por que Deus vai perdendo terreno para a ciência. (11.11.2005)

Uma vida plena, sem Deus

O ser humano é uma grandeza negligenciável dentro de um universo infinito. E não necessitamos de um Deus, afirma o filósofo Bernulf Kanitscheider, num ensaio para a DW-WORLD. (04.11.2005)

Albert Einstein e a religião

Há 50 anos morria Albert Einstein. Nascido numa família pouco religiosa, o cientista judeu alemão não acreditava em um Deus personalizado, mas associava ética científica a religião. (18.04.2005)

Aqui nasceu a internet

O Cern, maior centro de pesquisa de física elementar do mundo, comemora 50 anos. Mas seus 3 mil funcionários e 6,5 mil cientistas não pesquisam apenas a origem do cosmo: aqui foi criada também a internet. (29.09.2004)

Práticas medicinais alternativas ganham espaço na Alemanha

A sociedade alemã busca cada vez mais novas experiências espirituais e métodos alternativos de medicina. Mas a quantidade de ofertas deixa as pessoas perdidas. (09.08.2004)

“Pioneiros de uma nova medicina, ou os Frankenstein do futuro?”

Políticos, médicos e as igrejas reagiram na Alemanha com indignação ao anúncio da primeira bem-sucedida clonagem de embrião humano para a aquisição de células-tronco por cientistas sul-coreanos. (13.02.2004)

CALENDÁRIO HISTÓRICO

1969: Primeira intervenção no código genético humano

A 23 de novembro de 1969, o bioquímico Jonathan Beckwith e sua equipe isolaram, pela primeira vez, um gene. Até a decodificação completa do genoma humano, foram necessárias mais algumas décadas. (22.11.2006)

1941: EUA decidem construir a bomba atômica

O assessor do presidente Roosevelt para assuntos científicos sugeriu no dia 9 de outubro de 1941 que fosse incentivada a construção de uma bomba nuclear. (08.10.2006)

1858: Nascia Max Planck, o pai da física quântica

Após a divulgação de suas idéias em 1900, a ciência nunca mais foi a mesma. O alemão de Kiel, prêmio Nobel de Física, possibilitou o mundo moderno, da nanotecnologia aos leitores de DVD. (23.04.2008)

1814: Análise espectral

No dia 10 de março de 1814, o físico da Baviera Joseph von Fraunhofer descreveu um fenômeno óptico que seria o fundamento para a análise espectral. (07.03.2005)

1752: Benjamin Franklin inventa o para-raios

No dia 15 de junho de 1752, em meio a uma tempestade, o norte-americano Benjamin Franklin (1706-1790) resolveu provar algumas de suas suposições científicas. (14.06.2006)

 *Com informação de Deutsche Welle.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113578 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]