
O aniversário de 176 anos de emancipação política do município de Feira de Santana, que é comemorado hoje, foi lembrado pelo deputado Fernando Torres (PRTB). Em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa, o parlamentar cumprimenta todos os moradores da cidade e faz votos de progresso e desenvolvimento econômico.
De acordo com o deputado, a origem de Feira de Santana vem da fazenda denominada Santana dos Olhos D’água, propriedade essa do português Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão, ambos católicos. Eles construíram uma capela, em louvor a São Domingos e Nossa Senhora Santana, onde ali surgiu a povoação. Instituiu-se então uma feira, que se tornou centro de troca comercial e como consequência aconteceu o pouso obrigatório de tropas e viajantes que pela estrada real de Capoeiruçu provinham do alto sertão da Bahia, de Minas, do Piauí e de Goiás.
Distante 109 km da capital, o deputado destaca que a cidade é chamada carinhosamente de “Princesa do Sertão”. Com uma população de, aproximadamente, 560 mil habitantes, a cidade situa-se em um dos principais entroncamentos de rodovias do Nordeste brasileiro. “Graças a esta posição privilegiada e à distância relativamente pequena de Salvador, a cidade possui um importante e diversificado setor de comércio e serviços, além de indústrias de transformação”, reforçou Torres. No final de sua moção, o deputado solicita que o documento seja endereçado ao prefeito do município, Tarcízio Pimenta, e ao presidente da Câmara Municipal de Feira, Antônio Carlos Passos Ataíde.
*Com informação da ASCOM/ALBA.